40 Maneiras de Orar pelos filhos

Um dos grandes privilégios da paternidade é que podemos pedir a Deus que trabalhe na vida de nossos filhos.

Estas 40 orações podem ser oferecidas como um ciclo de 40 dias de oração {modelado a partir do próprio retiro espiritual de 40 dias de Jesus em Mateus 4} ou simplesmente usadas ao longo de cada dia.

Pelo conhecimento de Deus
Querido Deus, o Salmista declara: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” {Salmo 46:10}. Em meio à sua agitação, que meus filhos tenham momentos de quietude em que pensem e reflitam sobre Deus em suas vidas.

Pela salvação
Deus amoroso, o Apóstolo Paulo nos lembra que o Evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” {Romanos 1:16}. Ajude meus filhos a aprenderem a confiar em Vós cedo em suas vidas e a permanecerem fielmente comprometidos com os Vossos caminhos ao longo de suas vidas.

Por mim, como pai/mãe
Deus gracioso, enchei-me de sensibilidade e discernimento para que eu possa entender as melhores maneiras de guiar meus filhos, para que eles possam crescer em vossa sabedoria e amor.

Pela paciência na criação dos filhos
Deus amoroso, embora a vida familiar seja muitas vezes agitada e ocupada, ajude-me a ouvir com paciência as preocupações, problemas e dificuldades que meus filhos possam ter.

Pela bondade no falar
Deus gracioso, tantas crianças foram profundamente feridas porque foram alvo de críticas, provocações e zombarias. Que meus filhos exibam bondade em suas palavras. Que as palavras do Salmo 19:14 sejam verdadeiras para meus filhos: “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis à tua vista.”

Para reconhecerem seus erros
Querido Deus, que meus filhos reconheçam quando estão errados e assumam a responsabilidade onde falharam. Dê-lhes um desejo profundo e sincero de corrigir as coisas o mais rápido possível.

Pelo amor
Deus gracioso, que meus filhos sigam o mandamento de Jesus de “amarem uns aos outros” {João 13:34}. Que eles estendam o amor a todos dentro de sua esfera de influência.

Pela estabilidade espiritual
Ó Deus, em tempos de incerteza moral e tentação, capacite meus filhos a exibirem estabilidade espiritual. Que as palavras de Josué tenham um forte domínio em seus corações: “Deveis apegar-vos ao Senhor vosso Deus” {Josué 23:8}.

Para ajudar a suportar fardos
Deus amoroso, que meus filhos sejam aqueles que rapidamente estendem a mão, ajudando a aliviar os fardos dos outros. Através do meu exemplo, que meus filhos compreendam a importância de cumprir o chamado das Escrituras para “levar os fardos uns dos outros” {Gálatas 6:2}.

Para serem instrumentos de paz
Deus gracioso, que meus filhos guiem seus pensamentos, palavras e ações pela oração de São Francisco de Assis: “Senhor, fazei-me um instrumento da vossa paz: onde houver ódio, que eu semeie amor; onde houver ofensa, perdão; onde houver discórdia, união; onde houver dúvida, fé; onde houver erro, verdade; onde houver desespero, esperança; onde houver trevas, luz; onde houver tristeza, alegria.”

Para celebrar a humanidade
Querido Deus, este mundo está cheio de pessoas lindas, todas elas Vossos filhos. Que meus próprios filhos estejam livres de atitudes discriminatórias e preconceituosas em relação aos outros. Que eles apreciem e celebrem o fato de que as pessoas são vermelhas e amarelas, pretas e brancas, altas e baixas, gordas e magras, ricas e pobres, jovens e velhas.

Pelo crescimento espiritual e emocional
Deus amoroso, que meus filhos sejam como Jesus, que “crescia em sabedoria e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” {Lucas 2:52}.

Para serem sal e luz
Deus gracioso, que meus filhos aprendam a cooperar em vez de competir, a respeitar em vez de denegrir, e a consolar em vez de condenar. Mesmo em seus círculos limitados de influência, que eles sejam “o sal da terra” e a “luz do mundo” {Mateus 5:13-14}.

Pela proteção
Deus eterno, ao saírem meus filhos neste dia, que a vossa amorosa proteção vá à frente deles, esteja atrás deles, paire sobre eles e esteja ao lado deles. Neste dia, proteja-os de todo perigo, doença e trauma.

Pela fé em tempos de dificuldade
Querido Deus, sempre que meus filhos enfrentarem provações, problemas ou medo, que eles naturalmente se voltem para Vós em busca de orientação e força. Que meus filhos conheçam esta poderosa promessa das escrituras: “O Deus eterno é o teu refúgio, e por baixo estão os braços eternos” {Deuteronômio 33:27}.

Para se lembrarem dos marginalizados
Querido Deus, crie em meus filhos corações de amor e compaixão por aqueles que a sociedade ignora. Que eles compreendam a importância deste mandamento bíblico: “Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles; e dos maltratados, como se vós mesmos estivésseis sofrendo” {Hebreus 13:3}.

Pelo crescimento em graça
Deus amoroso, dia a dia e de todas as maneiras, que meus filhos “cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” {2 Pedro 3:18}.

Pelo contentamento
Deus amoroso, que meus filhos cultivem o mesmo contentamento espiritual que o Apóstolo Paulo cultivou, que disse: “Aprendi a contentar-me com o que tenho, sejam quais forem as circunstâncias. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de estar contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado ou com fome, seja vivendo na fartura ou na necessidade” {Filipenses 4:11-12}.

Para serem altruístas
Deus gracioso, dai aos meus filhos mais amor, mais abnegação, mais vontade de se sacrificar pelos outros. Que eles compreendam profundamente que é mais abençoado dar do que receber.

Pela sabedoria
Deus amoroso, que o vosso espírito esteja tão presente na vida de meus filhos que seus pensamentos sejam os vossos pensamentos e suas ideias sejam as vossas ideias.

Para oferecer confissão e buscar perdão
Deus gracioso, que não haja em meus filhos nenhuma propensão à negação da verdade e da realidade. Quando errarem e fizerem o mal, que eles Vos ofereçam confissão e busquem o vosso perdão. Que eles encontrem consolo em vossa palavra, que diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” {1 João 1:9}.

Para serem “revestidos” de virtudes
Querido Deus, que meus filhos estejam constante e consistentemente revestidos “de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência” {Colossenses 3:12}.

Pela humildade na vitória e dignidade na derrota
Querido Deus, a vida é feita de vales e picos, vitórias e derrotas. Haverá momentos em que meus filhos farão importantes progressos e outros em que sentirão a picada da perda. Que eles tenham humildade em suas vitórias e dignidade na derrota.

Pela apreciação da criação de Deus
Deus amoroso, mostra aos meus filhos como amar todos os animais, pássaros, criaturas, e todas as coisas verdes e em crescimento. Ajuda-os a estimar e proteger a tua criação.

Pela gratidão
Querido Deus, que a gratidão, o louvor e a ação de graças fluam continuamente dos lábios de meus filhos. Que eles “em tudo deem graças” {1 Tessalonicenses 5:18}.

Pela coragem de suas convicções
Deus gracioso, convicções não significam nada a menos que haja a coragem de defendê-las. Que meus filhos “sejam fortes e corajosos” {Josué 1:6}, defendendo aqueles que são tratados com indelicadeza e injustiça.

Pela força emocional e espiritual
Deus Eterno, sempre que meus filhos sentirem a dor da rejeição pelos amigos ou sentirem que são objetos de ridículo, infunde-lhes força emocional e espiritual. Que eles sempre se lembrem de que Vós sois a força dos fracos, o refrigério dos cansados e o consolador dos corações partidos.

Para serem cristãos alegres
Deus amoroso, abençoai meus filhos com o espírito de alegria. Que eles sorriam naturalmente, riam facilmente, se alegrem em Vossos dons, grandes e pequenos. Que as palavras do Salmista ressoem em suas vidas: “Este é o dia que o Senhor fez; alegremo-nos e regozijemo-nos nele” {Salmo 118:24}.

Para serem livres do materialismo
Deus gracioso, mesmo em sua juventude, que meus filhos sejam livres do materialismo. Que eles desfrutem de seus benefícios, privilégios e bens materiais sem a constante ânsia por mais e mais e mais. E, se forem abençoados com riqueza em seus anos adultos, que saibam a importância de compartilhar e usar sua abundância para abençoar os outros.

Pela paz e justiça
Deus Eterno, cultiva em meus filhos um amor pelas muitas pessoas que vivem na pobreza e na miséria. Desperta em seus corações uma fome profunda e duradoura por justiça e paz.

Para serem cheios de esperança
Deus amoroso, não importa o que aconteça aos meus filhos, que eles estejam tão cheios de esperança que isso impeça que qualquer desespero se instale. Com o Apóstolo, oro para que Vós, “o Deus da esperança” {Romanos 15:13}, os encheis de toda alegria e paz.

Pela perseverança
Querido Deus, impede que meus filhos se tornem impacientes e desistam prematuramente. Desenvolve neles resistência e perseverança para que, ao enfrentar grandes desafios e crises, não desistam facilmente. Que meus filhos sejam “alegres na esperança, pacientes na tribulação, fiéis na oração” {Romanos 12:12}.

Por um amor apaixonado por Deus
Deus gracioso, cultiva em meus filhos uma paixão para te amar e te servir. Que meus filhos tenham o mesmo tipo de amor apaixonado por Vós que este escritor de Salmos teve: “Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e me regozijarei” {Salmos 9:1-2}.

Pela generosidade de espírito
Deus amoroso, incute em meus filhos o desejo de se doarem. Que eles sejam sempre honrados na ação, sinceros nas palavras e gentis no tratamento dos outros.

Para serem perdoadores
Deus Eterno, enche meus filhos com o espírito do perdão. Sempre que forem magoados, que eles naturalmente perdoem e, assim, se libertem do fardo do ressentimento. Que eles levem a sério esta palavra do Apóstolo: “Perdoai-vos uns aos outros, como também o Senhor vos perdoou” {Colossenses 3:13}.

Para terem um espírito ensinável
Deus gracioso, infunde em cada um de meus filhos a consciência de que o mundo está cheio de mestres. Que eles vejam os outros como sendo enviados por Vós para suas vidas para ensiná-los a ter mais paciência, maior amor, mais compaixão.

Pelo uso sábio de seus talentos
Deus amoroso, obrigado por encher meus filhos com numerosos dons, talentos e habilidades. À medida que amadurecem, que eles exerçam sabedoria ao usar seus dons para ajudar os outros.

Para serem honestos
Deus gracioso, que meus filhos sempre exibam honestidade de conduta e honestidade de fala. Que não haja nada enganoso no que dizem e fazem. Incute neles a consciência de que a vida flui mais suavemente quando construída sobre a honestidade.

Para praticarem a hospitalidade
Deus Eterno, que meus filhos sejam abertos e acolhedores com todos os outros. Que eles sejam aqueles que estendem a mão, abraçando os que são deixados de lado ou para trás.

Para serem fiéis na oração
Deus gracioso e amoroso, ajuda meus filhos a viverem vidas pontuadas pela oração. Com o Apóstolo, que eles “orem no Espírito em todas as ocasiões, com todo tipo de orações e pedidos” {Efésios 6:18}. Que eles sejam persistentes e poderosos em suas orações.
____

Por: Victor M. Parachin.
Ministro e escritor que vive em Oklahoma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *