O filme é hilário, muito divertido mesmo e recomendo. Se você ainda não assistiu, creio será um ótimo entretenimento para o próximo fim de semana.
A trama vivida pelo personagem do ator Mel Gibson é algo, na melhor das hipóteses, inusitado. Imagine que, depois de receber uma descarga elétrica, você adquirisse a capacidade de ouvir os pensamentos de todas as mulheres ao seu redor? Pense no que você ouviria da sua filha, da sua esposa, da sua colega de trabalho, da sua funcionária, da diretora da empresa, das amigas, das vizinhas, da sua mãe, dá sua avó.
Meu irmão, você ficaria louco! A princípio parece ser algo divertido, mas creio que esta “diversão” não seria vista assim por muito tempo. Sim, o filme é muito divertido. Com esta capacidade o personagem do filme acabou passando por alguns momentos constrangedores com uma colega de trabalho e, mas sério ainda, com a sua filha.
Uma vez separado da esposa, ela acaba ficando com a colega de trabalho. Mas com a filha ele descobriu que não estava dando a devida atenção e, ao ouvir os seus pensamentos, percebe que ela o via como um “verdadeiro idiota”. Bom, paro por aqui para que você se sinta estimulado a assistir o filme.
Muitos outros momentos interessantes e engraçados acontecem, mas a questão é que para saber do que as mulheres gostam não é necessário este tipo de “dom” que o personagem recebeu. Mesmo sem ouvir o que se passa na cabeça das mulheres podemos captar as coisas, os gestos, as palavras e tudo mais que conquistam o seu coração.
O personagem deixa transparecer que não sofria nenhum aperto financeiro. Tinha um bom emprego, uma boa casa e grana suficiente para satisfazer os desejos mais imediatos de uma mulher. Entretanto, mesmo com toda a grana, ele deixava a desejar. Entendo que isso é um fato que precisamos considerar. Muitos homens acreditam o dinheiro consegue satisfazer qualquer mulher.
Pensam que um bom banho de loja e uma boa relação sexual vai deixá-la plena. O filme nos deixa algumas lições:
Tempo x dinheiro.
O mundo de hoje está sem tempo. Corremos de um lado para ao outro e nem sabemos bem para onde. Corremos e por conta disso não damos atenção àqueles que merecem e precisam. Passamos por eles para continuar a correr. É precioso parar um pouco.
É preciso dar tempo para aqueles que precisam do nosso tempo. A mulher merece o nosso tempo, ou melhor, ela gosta do nosso tempo, do tempo que dedicamos. Tempo requer não apenas espaço na agenda, mas qualidade no tempo que se dá. Tempo pressupõe ouvido.
Dar ouvidos, ouvir com atenção, com conecção, ouvir e entender o que ela está falando, do que ela está precisando, das suas coisas, do seu dia-a-dia, das suas questões e outras coisas mais significará muito. Há quem diga que a humanidade está perdendo os ouvidos. Já vi muitas esposas, filhas, mães e etc reclamarem não do dinheiro mas do tempo.
O personagem do filme viu como ficou a cabeça da sua filha por causa do pouquíssimo tempo que ele dedicava: Horrível! Sua imagem estava desgastada e bastante desacreditada. Pode faltar o dinheiro por muitos motivos, mas tempo e tempo com qualidade está ao alcance de todos os homens. Basta querer.
Palavras x dinheiro.
As mulheres gostam das suas palavras. Existem homens que pensam que elas preferem apenas o seu dinheiro, mas, pode acreditar, elas amam as suas palavras mais até do que o seu dinheiro. O dinheiro é bom, mas não se compara o valor das palavras bem ditas (ou benditas).
Os elogios, os conselhos, as palavras de incentivo, de estímulo, de consolo, de carinho, são tão impactantes quanto um bom presente. O dinheiro tem o poder de compra, as palavras, o poder de conquista. Conheço a experiência de um casal cujo marido sempre fez de tudo para “comprar” a sua esposa. Dava-lhe tudo que o seu dinheiro pudesse, mas não lhe dava as palavras certas.
O seu dinheiro, por conta das circunstâncias da vida diminuiu consideravelmente e hoje este casal vive em crise. Sabe por quê? Dinheiro não faz uma mulher feliz como muitos pensam. As palavras sim. Este marido, se ao longo do tempo tivesse investido em palavras de carinho, diárias e constantes, não estaria vivendo esta dificuldade. Agora é preciso compreender que palavras precisam ser bem escolhidas, ditas no momento certo e da maneira certa.
Palavras certas, transmitidas da maneira errada podem trazer o efeito desejado ao contrário. Até os elogios, se ditos no momento errado, pode ser interpretado como deboche e aí… já viu né! Palavras certas, nos momentos certos, ditas da maneira certa é uma das coisas que as mulheres gostam. O dinheiro pode até faltar, mas respeito, carinho, incentivo e etc não dependem dele, depende apenas da disposição de cada homem.
Ações x dinheiro.
Mulheres gostam de ser cortejadas. Gostam de ver o movimento do seu homem em seu favor. Mais do que uma jóia ou qualquer outro bem material, as atitudes do homem que a ama enchem os eu coração de alegria e realização. Logicamente que estou me referindo a ações que mostrem o seu valor, a sua importância, o seu lugar de primazia e a sua delicadeza. Mulher gosta da surpresa bem bolada, da visita inesperada, da saída não programada, da ajuda não solicitada, sem esperar as datas especiais ou os momentos de doença.
Ações que não precisam de muitos gastos. Um bom-bom deixado com um bilhetinho na beira da mesa da sala pode significar mais do que você imagina. Uma louça lavada depois de um jantar pode ter um valor incalculável. Uma faxina na casa no fim de semana, junto com ela até, pode trazer felicidade que dinheiro nenhum traz.
****
Por: PR. EDUARDO LUIZ DE CARVALHO FARIA