“Honra teu pai e tua mãe, e viverás muitos anos na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.” (Ex 20.12)
Os quatro primeiros mandamentos têm a ver com o nosso relacionamento com Deus. Os seis últimos tratam do nosso relacionamento com as pessoas. Nos mandamentos que seguem este, encontramos: “Não matarás.” “Não cometerás adultério.” “Não furtarás.” “Não testemunharás falsamente contra o teu próximo.” “Não cobiçarás.”
Antes de Deus lidar com outros relacionamentos humanos, no entanto, Ele começa com a família. “Honra teu pai e tua mãe.” A família é muito importante para Deus. Poucas coisas podem nos trazer tanto prazer na vida quanto nossas famílias. E poucas coisas podem nos trazer tanta dor na vida quanto nossas famílias. Filhos têm problemas com os pais. Pais têm problemas com os filhos. Filhos têm problemas uns com os outros. Pais têm problemas uns com os outros. Muitas vezes, ao mesmo tempo.
Mas nunca devemos perder de vista a importância da família. Deus criou a dinâmica familiar. Nossa própria existência como sociedade depende do sucesso da família. Como já disse, uma família pode sobreviver sem a nação, mas uma nação não pode sobreviver sem a família.
Talvez seja por isso que Satanás o odeia tanto e faz de tudo para miná-lo. Tragicamente, nos tempos distorcidos de hoje, mães e pais muitas vezes nem sequer estão por perto para homenageá-los. Principalmente os pais. Um homem e uma mulher criando seus filhos juntos e fielmente está se tornando cada vez menos a norma.
Lembro-me de que me mudava muito quando era criança. Eu vinha de um lar divorciado, e isso causava um pequeno escândalo cada vez que nos mudávamos. “Ele vem de um lar desfeito”, as pessoas sussurravam. Era uma raridade naquela época. Hoje, vir de um lar estável é quase tão raro. “O quê? Seus pais ainda estão juntos? O que é isso?”
Interferimos na ordem de Deus por nossa conta e risco. O quinto mandamento não é apenas um lembrete para as crianças; é um chamado à ação para que todo o povo de Deus priorize a instituição fundamental que Ele criou.
Você não precisa ver as estatísticas e estudos mais recentes para saber o impacto de lares desfeitos e famílias desonradas. Você pode ver isso no seu bairro. Você pode ver isso na sua igreja. Você pode ver isso nas escolas locais. Talvez você possa ver isso na sua própria família, seja ela extensa ou nuclear.
O quinto mandamento é um lembrete para colocarmos os melhores interesses do nosso cônjuge, dos nossos filhos e dos nossos pais acima dos nossos próprios desejos e vontades. É um lembrete para honrarmos nossos compromissos com as pessoas mais próximas, especialmente quando as coisas ficam difíceis. É um lembrete para assumirmos as responsabilidades da paternidade. É um lembrete para perdoarmos as pessoas cuja proximidade facilita a nossa mágoa. É um lembrete para engolirmos o orgulho e tomarmos as medidas necessárias para a reconciliação.
Quando honramos nosso pai e nossa mãe, honramos a família. E quando honramos a família, honramos a Deus.
Por: Greg Laurie
Extraído do site https://www.crosswalk.com/
——
PARA REFLETIR INDIVIDUALMENTE, NA FAMÍLIA OU EM UM PEQUENO GRUPO:
1 -O texto aborda a ideia de que “honrar pai e mãe” vai além de uma simples reverência e se estende a ações como priorizar o cônjuge e os filhos, cumprir compromissos e perdoar. Em um contexto familiar que nem sempre é ideal (como lares desfeitos ou relacionamentos complexos), como podemos aplicar o princípio de “honrar” de uma forma que promova cura e fortalecimento, ao invés de se tornar uma fonte de culpa ou peso?
2 – A passagem enfatiza que a família é a base da sociedade e que a sua desestruturação tem impactos visíveis no bairro, na igreja e nas escolas. Refletindo sobre isso, quais são as responsabilidades individuais e coletivas que podemos assumir para fortalecer a instituição familiar em nossas comunidades, especialmente considerando os desafios contemporâneos mencionados no texto?
____________________
Sua oração e doação constroem lares mais fortes e cheios de esperança
Seja um intercessor: Clique aqui
Seja um doador: Clique aqui