A sogra, Dicró e a Bíblia

Você sabe a última piada de sogra? E aquelas frases escritas nos para-choques de caminhões nas rodovias brasileiras?

Algumas delas: “Homem feliz foi Adão, não teve sogra nem caminhão”, “Seqüestraram a minha sogra! Não aceito negociações!”.

Tive a curiosidade de fazer uma pesquisa no Google. Existem 157 mil frases e 128 mil piadas a respeito da sogra!.

Quem conhece um pouco sobre a história do samba, ou até mesmo goste de samba, já ouviu falar em Dicró (falecido em 2012), o famoso sambista nascido em Mesquita, região metropolitana do Rio de Janeiro, conhecido por compor sambas falando mal da sogra. Um dos seus sambas diz: “vou fazer um bingo lá na casa da vovó, o prêmio é minha sogra, sai numa pedra só”.

Por que se fala tanto mal da sogra?

Uma teoria está na mitologia grega, no famoso complexo de Jocasta, mãe de Édipo, com o qual se casou sem saber que era seu filho.

A linha de raciocínio é que para conquistar o filho, mãe e esposa, lutam pelo mesmo homem, criando assim uma série de animosidades.

É interessante observar que na Bíblia existem bons exemplos de sogras e sogros.

Vejamos então.

Noemi foi uma sogra de que toda nora gostaria ter.

O apego de Rute foi tão grande para com sua sogra que disse: “Não insista comigo que te deixes e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo vigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!” (Rt 1.16-17).

Uma outra sogra que todo genro gostaria ter foi a sogra de Pedro.

Não sabemos o seu nome, mas podemos deduzir pelo texto de Marcos 1.29-31 que tenha sido uma boa sogra. A Bíblia diz que ela estava com uma febre muito alta e muitos foram até Jesus pedindo para que Ele a curasse. Todos desejavam o pleno restabelecimento de sua saúde. Cremos, à luz desse fato, que era uma mulher querida por todos. Depois de seu restabelecimento, sua primeira atitude foi de servir aqueles que se encontravam na casa. Uma mulher pronta para abençoar as pessoas através do serviço. Pedro não tinha dificuldades com a sogra. Tanto é que pelo o texto diz que ela estava na casa do discípulo de Jesus.

E sobre os sogros? O sogro que todos nós conhecemos na Bíblia se chamava Jetro, sogro de Moisés (Ex 18). Uma leitura atenta desse capítulo irá nos fornecer muitas lições maravilhosas sobre como ser um bom sogro ou até mesmo uma boa sogra.

Viver em harmonia na família, especialmente com as sogras ou sogros, é uma exercício que requer muita habilidade. Para cada relacionamento familiar, a Bíblia nos dá indicações preciosas de princípios que devem ser colocados em prática. Certamente, se estudarmos com atenção esses exemplos positivos de relacionamentos de sogras-noras e sogros-genros, podemos ser tremendamente beneficiados.

Leitura da Bíblia, compartilhamento de experiências positivas de relacionamentos sogras, noras e genros e a leitura de livros nessa área são ferramentas úteis para se alcançar essa desejada harmonia.

Durante nossa vida vamos, no seio da família, desenvolvendo muitos papéis familiares.

São os papéis de filho/filha, esposo/esposa, genro/nora, pai/mãe, sogra/sogro, avô/avó.

Para cada um deles requer atenção e disposição para aprender a arte de viver esses papéis de modo equilibrado e saudável. Sem dúvida o relacionamento nora ou genro com a sogra ou sogro requer também muita habilidade.

Se aplicarmos alguns princípios para o relacionamento com a sogra ou sogro, toda a família sentirá os reflexos positivos.

********

Por: Gilson Bifano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *