Homens e Mulheres – Feitos diferentes para serem um só

Gary Chapman é um dos autores que melhor escreve sobre casamento. Em um de seus livros, intitulado “Como mudar o que mais irrita no casamento”, ele descreve as cinco linguagens do amor, observando a diferença entre os dois (homem e mulher) que resolvem construir juntos um casamento. Essas diferenças são observadas através da personalidade de cada um e também do sexo de cada um.

Em nossa experiência de aconselhamento de noivos, percebemos que das cinco linguagens, em sua grande maioria, uma ou duas são muito marcantes no sexo feminino e outras duas no sexo masculino. Isso se repete com diversos casais. Além das linguagens de amor, outras características aparecem muito claras e de forma diferente em homens e mulheres. Vamos tratar algumas diferenças nesse texto e espero que você se identifique e se divirta com o que vamos relatar aqui. Nossa oração é que isso sirva de estímulo para o casal, percebendo que Deus nos criou diferentes (homens e mulheres) um para o outro.

Em Gênesis 1:26-28 lemos:

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.

Também em Gênesis 2:18-24:

Então o SENHOR Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o SENHOR Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia, não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. Então o SENHOR Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

Deus nos criou para nos tornarmos uma só carne. Aí está o problema! Como ser uma só carne com quem é tão diferente de mim?

Mulheres, preciso começar por vocês… Como são estranhas… Tudo para vocês é “DR”! Parece que a maior demonstração de amor que podemos dar a vocês é “Discutindo a Relação”. O ato sexual precisa ter carinho, cheiro, amor, flores, luz, música, palavras apaixonadas, mensagens no Face, no celular, no Twitter, fotos no Instagram, sei lá… Nós (homens) só queremos que role algo a mais, mas para vocês, se faltar um desses detalhes descritos acima, vira para o lado e “dorme amigão”, não importa o seu estado… (risos)

Vocês querem que nós reparemos na tonalidade da cor do seu cabelo que mudou de “louro acinzentado” para “castanho chocolate”, na ponta dupla que não existe mais, e também nas unhas que semana passada estavam “nunca fui beijada” e essa semana estão “cinturinha” com francesinha e um adesivo de flor no dedo mindinho… (pedi ajuda à minha esposa agora, eu não saberia isso).

Está bem, mulheres, vamos falar dos homens. Para isso, Susanne está ao meu lado, me lembrando de como nós (homens) somos: “Vocês só pensam naquilo!!!” – Disse ela. Tenho que concordar, isso faz parte de muitos pensamentos nossos. E não temos muita paciência para aquecer o “fogão à lenha” que às vezes demooooora a esquentar… Queremos os finalmentes enquanto elas ainda estão nas preliminares.

Além disso, somos muito ruins com datas importantes, nunca lembramos dos itens da lista de supermercado preparada tão detalhadamente por elas, resumimos nosso dia em “foi tudo bem”, enquanto elas querem uma descrição nos mínimos detalhes com todas as emoções e reações possíveis.

Então, como harmonizar isso? Todos os detalhes, as palavras, as ações e as expectativas?

No Novo Testamento, há algumas passagens que dão a cada um (ao homem e à mulher) o papel que tem de desenvolver no casamento, e se elas forem seguidas, facilitarão muito nossa vida em comum.

Em primeiro lugar, João 3:16:

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Este versículo é usado sempre para falar de Cristo às pessoas e aqui não vai ser diferente. Quero que nos lembremos de Cristo, do sacrifício dele por nós, para que tivéssemos o melhor presente: a vida eterna. Quero usar a mesma ideia com uma outra ênfase. Vocês não podem garantir um para o outro a vida eterna. Isso quem garante é Cristo, quando diz que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Por isso quero dar uma outra ênfase para vocês dois.

Vocês estão constituindo um lar. Vocês agora compartilharão momentos tristes, alegres, choros, boas risadas com mais intensidade do que na fase de namoro e noivado.

A convivência mais de perto gera mais intimidade e a intimidade gera o conflito, não tem jeito de ser diferente. Aí entra a ideia que quero aplicar com o versículo. Deus tanto amou que entregou. Deus assumiu um compromisso de resgate conosco enviando Jesus. Ele não foi forçado a isso, ele o fez por amor. Simplesmente por amor. Ele queria nos ver com o melhor que ele poderia oferecer. A aliança, o compromisso que vocês assumem no casamento deve ser da mesma maneira. Noivo, você precisa querer que a sua noiva esteja sempre melhor, mais bonita, mais amada, mais segura. Noiva, você precisa cuidar bem do seu noivo, mimando-o cada vez mais, fazendo tudo para que ele seja o cara mais feliz do mundo.

Entreguem o melhor que vocês têm um para o outro e vivam intensamente juntos tudo o que puderem viver. Deem gargalhadas das coisas simples, elogiem-se sempre. Digam todos os dias que se amam, e demonstrem isso. O amor é uma escolha diária. Existem mulheres mais interessantes que a minha, mas eu escolho amá-la todos os dias quando eu acordo. O amor só acaba se o deixarmos acabar. Ele precisa ser plantado, regado, podado, para ficar cada dia mais forte.

Além de entregarem o melhor que vocês têm, quero lembrá-los de outra passagem:

Mateus 18:21-22:

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete.”

Este versículo não é para ser interpretado literalmente na conta matemática 70×7=490, não! A não ser que você aplique isso diariamente… (Aí pode!) Na verdade, o que Jesus quis dizer aqui é que não se tem um número exato de vezes, mas devemos perdoar quantas vezes for preciso.

Há quem diga que isso foi escrito para casais. Se realmente foi, eu não sei, mas que se aplica, aplica! Não há ninguém no mundo que eu precise perdoar tanto quanto a minha esposa e vice-versa. Sempre há algo que ela faz que me deixa chateado e todos os dias algo que eu faça que a deixa chateada. Se nós não tivermos a consciência de que precisamos perdoar um ao outro, nosso casamento terminará.

Para termos casamentos felizes, com tempestades, é claro, mas saudáveis, amem-se um ao outro, deem o melhor de vocês, façam o outro feliz, não esperem que o outro os faça felizes, mas entrem com a disposição de fazer do seu casamento o melhor do mundo, e perdoem-se todos os dias. Garanto que, mesmo as diferenças, poderão ser vencidas se vocês praticarem isso.

***************
Por: Elthom Sá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *