Está além do limite do que a mente humana é capaz de suportar. Os valores e conceitos mundanos já se entranham e internalizam na mente e coração nosso e dos nossos filhos e filhas, causando um dano e estrago irreparável. A situação é séria e parece que a maioria das pessoas não está se apercebendo disto.
Parece que há um adormecimento racional e intelectual para se saber de quanto mal fazem as sutis mensagens que recebemos pela televisão, ligadas em nossos lares diariamente, para a formação espiritual, moral e psicológica dentro dos nossos lares. Até os adultos se deixam embalar pelos conceitos e comportamentos mundanos, todos claramente condenados pela Bíblia, como se apenas fizessem parte da sociedade atual. Débil mentira satânica que encontra ouvidos desatentos e acreditam nela.
Causa dó saber que as famílias brasileiras estão a mercê das sutis mensagens da televisão e se deixando ficar impotentes para por um basta no lixo que é derramado dentro do lar diuturnamente.
Se, por acaso, os leitores não sabem identifica-las com precisão, citamos algumas delas.
As cenas de traição conjugal já se passa há tantos anos que hoje se vê o reflexo através do número cada vez maior de divórcio entre os casais. Já não é preciso casar para fazer sexo, nas telenovelas isto já virou rotina. Não é preciso haver casamento, pois morar junto é suficiente e facilita muito na hora da separação. É muito mais fácil separar do que lutar pelo casamento.
Relacionamento bom e feliz e aquele em que tudo dá certo, quando não está assim é porque não há amor e felicidade. Namoro homossexual já é muito mais aceito hoje do que há dois anos e as gracinhas e trejeitos dos gays são vistos e recebidos com bom humor. Quando há um personagem evangélico tem um comportamento, no mínimo, incoerente. O espiritismo está presente, quase sempre de forma indireta, na maioria das novelas. A sexualidade está tão aflorada em cada capítulo de novela que vemos o reflexo no comportamento das meninas e meninos.
Na exibição de filmes algumas TVs estão pecando pelo horário em que colocam filmes no ar, totalmente impróprios. E nos programas humorísticos sexo e casamento são achincalhados.
Pra não dizer que está tudo errado documentários, entrevistas, alguns filmes e alguns programas ainda são capazes de trazer um bom entretenimento. Porém é preciso escolher bem.
Alguém pode estar pensando que tudo isto é exagero. Mas não. São anos e anos de repetição dos mesmos folhetins, das mesmas mensagens, dos mesmos comportamentos e tudo isto vai, aos poucos, influenciando a formação da sociedade… e da igreja de Cristo.
São mensagens sutis que vão dia a dia amortecendo a consciência e introduzindo no inconsciente a legalidade delas.
No capítulo 8 de Ezequiel existe uma exortação sobre o ídolo que provoca o ciúme de Deus. Não é difícil acreditar que em nossos dias este ídolo é a televisão.
A mente humana é maravilhosa! Ela tem uma capacidade impressionante de captar e armazenar tudo o que vê, ouve e experiência, tanto a nível consciente quanto a nível inconsciente – e é este que mais preocupa.
Se há uma possibilidade para se continuar assistindo TV, que seja para reflexão e debate em família.
*********
Por: Elizabete Bifano