A era dos descartáveis

Solid_Colors_MG_1981_A impressora jato de tinta do Ministério OIKOS, com três anos de uso, começou a transmitir uma mensagem para o computador me alertando que deveria procurar um técnico urgentemente pois o tempo de vida útil do aparelho estava chegando ao fim.

Não acreditando na informação, fui adiando a ida ao técnico. Num belo dia, quando precisava imprimir algo muito importante, que não podia ser impresso na impressora matricial de mais de 15 anos, ela simplesmente parou de funcionar.

Fui conversar com o técnico de informática e ele me falou que existe uma programação na placa da impressora que simplesmente deixa de funcionar depois de um determinado número de cópias e que seria comprar uma nova.

Não me conformando com a informação, pedi para trocar tal placa. Gastei R$ 120,00 para tentar solucionar o problema. Funcionou somente três dias. Pifou de vez. Não teve jeito, tive que comprar outra. E ela vai durar somente uns três anos, mais ou menos.

É a era dos descartáveis!

Os produtos são feitos para durarem poucos anos. Lembro-me do liquidificador da minha casa, no tempo em que era criança lá em Pirapetinga, MG. Pesava uns três quilos! A vizinhança toda sabia que estávamos fazendo um suco. Fazia barulho, mas durava. Não me lembro de outro liquidificador na minha infância, adolescência e até a juventude. Isso sem falar do fogão Cosmopolita que tínhamos. Compravam-se esses utensílios domésticos uma vez apenas! Hoje é diferente. Já não me recordo quantos liquidificadores já tivemos durante os nossos 22 anos de casamento. Sofá? Já tivemos uns três! Não é que somos desmazelados não! Não nos julguem precipitadamente. É que esses móveis e eletrodomésticos são feitos para durarem pouco.

O que o isso tem haver com o casamento? Muitas coisas. Não parece, mas essas coisas são reflexos da pós-modernidade. Eletrodomésticos, relacionamentos, conceitos, instituições, nessa era pós-moderna, são descartáveis.

Quebrou? Compre outro em dez suaves prestações no cartão de crédito. Não precisa nem sair de casa. Compre pela internet e ainda entregam em sua casa rapidinho.

Casou? Está havendo muitos conflitos? A esposa está com rugas tipo pé-de-galinha? O está marido barrigudo demais? Não precisa trabalhar para que os conflitos sejam superados e resolvidos adequadamente pelo casal. Para que gastar dinheiro numa terapia de casal? Não precisa ficar a vida inteira com a mesma mulher, com o mesmo homem. Procure uma bem mais jovem, um mais saradão! Não precisa se conscientizar acerca do envelhecimento.

Agora existe uma lei que você pode efetivar um divórcio rapidinho, se não tiver filhos e bens. É fácil, fácil!. É o mesmo que ir a uma loja comprar uma impressora nova e usar por mais três anos.

“Não tem problema, as coisas são assim mesmo”, é a mensagem da pós-modernidade.

Que Deus tenha misericórdia! Que olhemos sempre para a Bíblia e encontremos nela a mensagem eterna para nossa vida e para as instituições tão preciosas aos olhos de Deus, como a família e o casamento são.

 

*********

Por: Gilson Bifano

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *