A harmonia na família

Gosto muito de pensar que a Bíblia valoriza a família, de Gênesis a Apocalípse. O último versículo do Velho Testamento é uma alusão a importância das relações familiares, especialmente a relação pai e filho.

O profeta Malaquias afirmou que a bênção só está prometida num ambiente de harmonia, especialmente no seio da família (Ml 4.6).
Nos tempos de Malaquias (432-425 a.C) as famílias também estavam destroçadas.

O divórcio campeava, a infidelidade conjugal era praticada à vontade (Ml 2.10-16). Os pais se afastavam dos filhos. Os filhos, reagiam a esse afastamento, afastando mais e mais dos seus pais.

Não acontece isso hoje?

Interessante que esse texto é uma alusão ao ministério profético de João Batista (Jo 1.21), que também confrontou a vida impura de Herodias (Mc 16.16-19). Hoje, o grande desafio, também acontece na área da família. A família tem, dia após dia, enfrentado muitos desafios, especialmente na área relacional.

A igreja precisa ajudar os membros da família a viverem em harmonia. O texto de Malaquias é um chamamento à harmonia relacional na família.
Embora o texto cite pais e filhos, pode ser aplicado também aos cônjuges, noras e sogras, irmãos e irmãs.

A bênção de Deus se dá, numa família, quando a harmonia está presente. Sem harmonia, uma família não é abençoada por Deus. Infelizmente, muita desarmonia familiar tem se acontecido no mundo virtual com reflexos nas relações presenciais.

Viver em harmonia é um desafio perene para todos. Seja no casamento, na relação pais e filhos, noras e sogras, entre irmãos.
Um dia desse ouvi de uma pessoa falando de sua tristeza pelo fato de seu único irmão ter se afastado totalmente da esfera familiar. O mais triste é que esse irmão é crente.

Quantas noras e sogras não convivem bem, afetando o casamento do filho. Conheço uma família que a nora não permite que a sogra se encontre com seus netinhos. Imagina o mal que essa desarmonia familiar está causando para os avós e para os netinhos, que precisam tanto de ter contato com os avós.

Para se viver em harmonia na família, muitas atitudes precisam ser tomadas, como por exemplo, amar incondicionalmente, respeitar, aceitar o outro do seu jeito, impor limites, dialogar, negociar interesses, perdoar, silenciar-se, orar pela harmonia na família, ouvir com atenção e muitos outros comportamentos e atitudes.

E você, está com seu coração voltado para os membros da sua família?

Se você é pai ou mãe, seu coração está voltado para seus filhos? E você filho, seu coração está voltado para o coração de seu pai? Corações voltados significa harmonia, paz, unidade no relacionamento, como já afirmei, em todas as esferas familiar, não somente entre pais e filhos.

Está com o relacionamento quebrado com alguém na família?

Tome uma atitude agora mesmo. Reconcilie-se com esse membro da família.

Lembre-se de que Deus só irá derramar suas bênçãos sobre sua família quando houver uma sincera harmonia entre os seus membros.

Deus está desejoso em derramar bênção sobre sua família e sobre você, mas é preciso viver essa verdade bíblica.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *