A tocha olímpica

13178569_10154186799104111_5480903705994644196_n“Porque o nosso Deus é um fogo consumidor” (Hebreus 12.29)

A tocha olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas.

Do ponto de vista da mitologia, é uma comemoração do roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus. Sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos jogos da olímpicos da antiguidade.

A tocha foi reintroduzida nos jogos de 1928 e é um marco das Olímpiadas Modernas.

Atualmente a Tocha Olímpica é acessa vários meses vários antes na cidade de Olímpia, na Grécia. De Olímpia, a tocha percorre várias partes do mundo e termina seu roteiro no dia da abertura dos Jogos Olímpicos. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento e geralmente é uma celebridade esportiva do país anfitrião. O Fogo Olímpico é mantido aceso até o dia do encerramento.

Poderíamos pensar em várias possibilidades de aplicar este simbolismo da Tocha Olímpica em nossas vidas e famílias.

É um privilégio uma pessoa, por onde passa a tocha, carrega por um pouco. Na última Olímpiada de Londres, em 2012, quando a tocha passou pelo Brasil, quem teve este privilégio foi a missionária batista Margarina Gonçalves, quando morava em Tocantins.

Com certeza, não teremos este privilégio, mas temos em nossa vida a responsabilidade de carregar a tocha do Evangelho por onde passamos, transmitindo por onde passamos a luz de Cristo.

O lugar mais difícil de carregar esta tocha é, com certeza, no ambiente familiar.

As dificuldades são enormes, mas se pedirmos sabedoria de Deus iremos fazer com que nossa família experimente o calor, a luz de Cristo.

Fogo na Bíblia tem também a ideia de purificação.

Se permitirmos que o fogo de Deus esteja presente em nossa vida pessoal e familiar, há de se ter purificação dos pecados que muitas vezes estão presentes no nosso coração e no próprio ambiente familiar.

Deus quer que façamos parte de seus corredores que levam a Tocha do Evangelho às nações, a todas etnias, aos nossos amigos e colegas de trabalho, mas acima de tudo em nossas famílias.

Que Deus nos capite para tal.

 Oração:

“Quero fazer parte desta equipe que por onde passar, transmitir a tocha do Evangelho, especialmente em minha família”.

*****
Autor: Gilson Bifano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *