Abuso sexual e o papel da igreja na prevenção

Falar, ouvir ou escrever sobre a problemática do abuso sexual à criança e ao adolescente é uma tarefa espinhosa.

E a igreja, o que tem feito para proteger as crianças e adolescentes do abuso sexual dentro do seu próprio ambiente?

Como a igreja pode se transformar num espaço seguro para as crianças? Algumas sugestões:

1 – Aceite a ideia de que este problema pode, com grandes possibilidades, fazer parte da igreja

O primeiro passo para agirmos neste campo de batalha é aceitar que, possivelmente, há pessoas e famílias que estejam lutando silenciosamente, com este problema. Isto não deveria nos surpreender, pois vivemos numa sociedade, e as famílias fazem parte dela, é decaída e marcada pelo pecado.

2 – Procure conhecer, através da literatura, mais sobre a problemática do abuso sexual

Muitos livros, seculares e cristãos, estão disponíveis no mercado. Artigos científicos estão disponíveis na internet. Urge os pastores e líderes de crianças e adolescentes, especialmente, conhecerem os aspectos que envolvem a questão.

3 – Leve os líderes de sua igreja a se capacitarem a respeito do tema

Pastores e líderes precisam ser capacitados sobre o tema. Psicólogos, policiais podem ser chamados para falarem aos líderes sobre o tema.

4 – Procure saber mais sobre como a igreja e a família podem ser um lugar de proteção

A igreja precisa tornar suas dependências um lugar seguro para crianças e adolescentes. Abusos sexuais podem acontecer nas dependências da igreja. Para que isto não aconteça é preciso formular um código de condutas de segurança para evitar o abuso.

5- Ajude as famílias na questão da prevenção

Abuso sexual pode ser evitado. Brasileiros geralmente não valorizam, como deveriam, os aspectos preventivos. Esclareça aos pais sobre temas que envolvem o abuso sexual. Crianças e adolescentes que frequentam nossas igrejas precisam se ouvir e serem ouvidas neste sentido.

6 – Faça da igreja um lugar de cura, um espaço terapêutico

Em nossas igrejas há pessoas (vítimas e abusadores) que precisam ser tratados com a graça curativa de Jesus Cristo. O abuso sexual é, em sua gênesis, uma consequência da queda humana (Gn 3).

7 – Faça da sua igreja uma bênção nesta área

Deus tem levantado pessoas e instituições para serem uma resposta ao desafio do abuso sexual. Peça ajuda às organizações que trabalham com famílias  para ajudarem a pensar sobre o tema.

8 – Esteja atento e conheça os líderes que trabalham com crianças e adolescentes

Não é paranoia, mas um cuidado. Procure conhecer o perfil psicológico dos líderes que trabalham com crianças e adolescentes para que não tenha surpresas nesta área.

***************
Pr. Gilson Bifano é diretor do Ministério OIKOS. É palestrantes, escritor e conferencista na área de casamento e família.
oikos@ministeriooikos.org.br

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *