Amor incondicional

amor-incondicional-mito-o-realidad“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” 

João 3:16

A referência que temos do amor incondicional é o amor de Deus. Este sempre foi, é e será incondicional. E a maior prova desse amor foi nos ter dado o que de mais precioso o Pai tinha – o seu único Filho, dado em sacrifício por nós.

Mas, o que é o amor incondicional? Como reconhece-lo? Como senti-lo? Vamos, então, a estas respostas…

O amor incondicional é altruísta

Este é o tipo de amor que é dedicado ao outro sem esperar nada em troca. É o amor doador, ajudador e até sacrificial. É o amor que se coloca de lado em benefício do outro; capaz de dar e doar sua própria vida. O amor altruísta é totalmente vazio de amor egoísta. Ele busca proporcionar alegrias e felicidade ao outro. Sua felicidade é ver o outro feliz.

É este o amor descrito em 1 Coríntios 13.4-7:
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

O amor incondicional é pleno

Não coloca limites nem condições para amar. Ama o outro do jeito que ele é, sem querer mudá-lo, transformá-lo em outra pessoa. Ama sem pressionar, sem exigir, dando espaço e liberdade para o outro ser como é. Adélia Prado assim define: “Amor pra mim é ser capaz de permitir que aquele que eu amo exista como tal, como ele mesmo. Isso é o mais pleno amor. Dar a liberdade dele existir ao meu lado do jeito que ele é”.

O amor pleno não tem espaço para ciúmes, inveja, competição, medo, brigas, etc. Ele basta a si mesmo, é repleto de amor. Ele é vida!

Em 1 João 4:9 temos a descrição desse amor: Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele”.

O amor incondicional é generoso

O amor generoso é espontâneo e puro. Não sabe ser vingativo, não sabe provocar mágoa, sua meta é ser bom o tempo todo. E, se por acaso, magoar, se arrepende e pede perdão. Até no confronto, na hora da verdade ele será bondoso e compassivo. Seu motivo e motivação é sempre amar, dar amor, demonstrar amor. O amor generoso tem alegria em dar e fazer o melhor pelo outro e faz isso todos os dias, incansavelmente. Ele é atencioso e se importa sempre em suprir as necessidades de quem precisa e deseja.

Sabiamente, a Palavra de Deus nos ensina que “há maior felicidade em dar do que em receber”. Atos 20:35

O amor incondicional é perdoador

O perdão é um aspecto muito importante do amor incondicional. Sem perdão não há graça, nem misericórdia, nem compaixão. “Sem perdão não há futuro”, já nos alertou o Arcebispo e escritor, Desmond Tutu. Sem perdão não haveria futuro para a humanidade, sem perdão não haveria futuro para os relacionamentos, sem perdão não haveria amor. O amor incondicional tem profunda relação com o perdão. O amor incondicional perdoa, vira a página, desconsidera o infortúnio, zera, torna tudo limpo e novo.

Este é o perdão que Deus concede: “O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes.” Daniel 9:9

O amor incondicional é infinito

É aquele amor que não se desgasta com o tempo nem em dar; quanto mais dá mais tem. É o amor que atravessa as tempestades, as estações, as luas e enfrenta com garra e esperança as diferenças, as inseguranças, os problemas e é capaz de crescer a cada dia, apesar de tudo. O amor infinito ocupa todos os espaços do coração e prevalece diante das decepções e tristezas.

Amar é um exercício interessante, porque quanto mais amor se dá, mais amor se tem para dar.
O amor altruísta é capaz de mudar a vida de quem ama. Ele não frustra, em vez disso, assegura a esperança dos dias futuros serem bons e permanentes.

“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” 1 Coríntios 13:13

Ao refletir sobre todas estas condições do amor incondicional, podemos concluir que para nós, amar incondicionalmente, não é uma tarefa fácil.

Será somente na fé em Deus que esse amor nascerá, crescerá, se sustentará e viverá. Será esse amor que, espelhado no amor de Deus, trará a paz e a satisfação plenas.

Amar incondicionalmente o cônjuge é aceita-lo como ele é, é estar a seu lado em toda e qualquer situação, é defende-lo, é apoiá-lo, é demonstrar em atitudes, comportamentos e palavras seu amor. É amar sem limites e limitações!

É ser fiel e honesto, sincero e verdadeiro, invencível e permanente. É ser grande, tão grande que é incapaz de ter fim. É ser bonito e amável, é ser livre e dar liberdade, ser confiável e confiar. É se entregar de corpo e alma, com a indescritível sensação de serem um, apenas um, com espaço somente para seu Senhor, Deus e Pai.

O amor incondicional dignifica e olha com olhos de admiração e respeito o cônjuge. Coloca-o na categoria de importante e prioritário. E é o que seu cônjuge deseja.

Na vida conjugal, mais cedo ou mais tarde a necessidade deste amor chega com uma força sobrenatural. Não será possível viver um amor assim sem sacrifícios e renúncias, compreensão e aceitação. E se um dos cônjuges não for capaz de amar desta forma, ambos viverão um relacionamento pobre e limitado.

Então, bem melhor será nos deixarmos inundar e levar pelos caminhos desse amor às possibilidades incríveis e arrebatadoras que ele pode proporcionar.

Seremos mais felizes se pudermos amar nosso cônjuge tão profundamente que as mesquinharias e pormenores do dia a dia fiquem para trás tal qual malas quebradas ou vazias.

No casamento, precisamos fazer com que as necessidades do outro sejam parte integrante da nossa vida e satisfazê-las seja nosso objetivo principal; é o amor incondicional que faz isso.

Como se chega a este patamar de amor? Não há uma fórmula pronta.

Cada cônjuge, cada casal precisa descobrir a sua. Certamente que o caminho não é o egoísmo, nossas prioridades e necessidades, nem o medo. Amar incondicionalmente é o sentido primeiro da vida conjugal. Amar o outro e se dedicar a ele incondicionalmente.

No casamento, quem tem amor incondicional ama sem ter razões ou pré-requisitos. Dedica-se totalmente à relação, transformando o amor em uma ação praticada a todo instante, de variadas formas, todos os dias. Este amor revela-se num olhar, num sorriso, numa palavra de ternura e reconhecimento, no café da manhã na cama, nas conversas necessárias e no passeio de mãos dadas…

Amar assim exige maturidade, compromisso, generosidade e responsabilidade.

“Amar alguém não é apenas um sentimento forte. É uma decisão, é uma promessa”. (Erich Fromm)

*******

Por: Elizabete Bifano

 

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *