Aprendendo com as mães da Bíblia

EVA – Ela foi a primeira mãe, mãe de todos os seres viventes. Como conseqüência do seu pecado, teve de trazer à luz seus filhos com dores. Mas isto não foi motivo de fazê-la desistir de ser mãe. Com ela aprendemos a suportar e esquecer as dores da maternidade.

JOQUEBEDE – Foi uma mulher de coragem e usou a criatividade para salvar seu filhinho. Com ela podemos aprender a não desistir dos nossos filhos, a tentar por todos os meios salva-los, sobretudo com confiança no Deus Todo-Poderoso.

SARA – Esta foi uma mulher de personalidade e vontade forte, mas que procurou ser submissa a seu marido. Com ela aprendemos que a confiança no poder de Deus está acima da compreensão humana.

HAGAR – Apesar de ter sido simplesmente uma escrava, serva de Sara, por quem foi mandada embora junto com o filho pequeno, que tinha concebido de Abraão, Hagar foi digna da misericórdia de Deus. Aprendemos com esta mulher que Deus contempla o coração de uma mãe que se encontra em desespero e desamparo e a socorre.

ANA – Seu coração desconsolado pela ausência de filhos foi totalmente consolado pelo Senhor. Aprendemos com Ana a se derramar perante o Senhor e aguardar com alegria pela resposta.

LÉIA – Mulher sofredora que foi pela rejeição de seu marido, abençoada foi pelo número de filhos que trouxe à luz. Podemos aprender com Léia a nos regozijar na maternidade e louvar a Deus por isto. Afinal, tantas mulheres sonham em ter filhos e não os pode ter.

ISABEL – Ela foi a mãe de João Batista, aquele que anunciou a vinda do Messias – Jesus. Que linda missão recebeu seu filho! Que privilégio ser mãe de tão grande homem! Isabel nos ensina a sermos mães desprendidas, que criam seus filhos para servir a Deus.

MARIA – Ela é um dos mais belos exemplos de mãe. Soube reconhecer seu lugar dentro da vontade de Deus; soube que recebera uma missão difícil, mas nunca questionou ou reclamou com Deus. Foi submissa a Deus, foi submissa a seu marido e foi submissa a seu filho, reconhecendo que Jesus estava acima dela como autoridade espiritual. Com Maria aprendemos que vale a pena colocar-se à disposição do Senhor, mesmo que seja para criar um filho e doa-lo ao mundo. Aprendemos também que filho é dádiva do Senhor, mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis.

SALOMÉ – Com esta mãe podemos, com certeza, aprender como NÃO ser mãe. Ela foi um péssimo exemplo para sua filha como esposa e mãe. Usou a filha para alcançar seus ínfimos e pecaminosos objetivos. Uma mãe boa jamais faz assim; antes, zela, cuida e ama sem interesse próprio.

EUNICE – Esposa de marido não cristão que teve sabedoria para lidar com esta situação e criar seu filho, Timóteo na doutrina e admoestação do Senhor, a tal ponto que se tornou pastor em sua juventude. Com o exemplo desta abnegada mãe aprendemos que não há barreiras para ensinar a nossos filhos a Palavra de Deus e a viver no temor do Senhor.

*****
Por: Gilson Bifano

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *