“Há seis coisas que Deus odeia no casamento, a sétima ele detesta. A ira, a mentira, o egoísmo, o orgulho, o abuso em todas as suas dimensões, a indiferença para com as necessidades do cônjuge e o divórcio.”
Este versículo não está na Bíblia. Apenas aproveitei o estilo do escritor de Provérbios (Pv 6.16-19). Daí, eu e minha esposa, alistamos algumas coisas que fazem mal ao casamento e que, com certeza, Deus não gosta. Talvez o leitor concorde com nossa lista. Certamente, você pode fazer a sua lista e será diferente da nossa. Tudo bem. Mas fechamos nestes itens.
A Ira
A ira é um veneno para o casamento. Ela destrói o amor, fere o coração da pessoa amada. Deixa marcas negativas profundas na relação, mesmo que depois se peça perdão. A ira é uma porta aberta para a violência, palavras rudes e ofensas diversas. O antídoto para a ira é o amor (1Co 13.5). Um marido cristão ou uma esposa cristã que deseja agradar a Deus deve extirpar a ira do coração (Ef 4.31).
A Mentira
A mentira quebra a confiança que deve haver na relação entre marido e mulher. A Palavra de Deus está repleta de textos que condenam veementemente a mentira. O mais conhecido deles está em João 8.44. As palavras deste versículo foram ditas por Jesus. Para combater a mentira só com a verdade, por mais dura que seja, sempre a verdade.
O Egoísmo
O egoísta só pensa em si mesmo. Um cônjuge egoísta nunca considera a vontade do outro. Não abre mão do restaurante preferido. O bife maior é dele. Seus prazeres e vontades em primeiro lugar. O outro que se arranje. Nas relações sexuais nunca está atento ao prazer do cônjuge. O dinheiro é somente para seu deleite. Nunca pensa em comprar um presentinho melhor para o outro, mas para ele… O egoísmo é obra da carne (Gl 5.20), não um fruto do Espírito Santo.
O Orgulho
Um cônjuge orgulhoso nunca reconhece o seu erro, nunca pede uma opinião, sempre acha que está certo. Quando o orgulho está presente na relação do casal, o errado é sempre o outro. Um cônjuge orgulhoso, por exemplo, nunca olha para si mesmo e tenta encontrar o erro em suas palavras e comportamentos. Nunca pede perdão. O orgulho é irmão gêmeo da arrogância. A humildade, não o orgulho, é o que Deus quer ver no casamento (1Pd 5.5,6).
O Abuso
O abuso é um verdadeiro explosivo para destruir qualquer relação, especialmente o casamento. Um cônjuge abusador desconhece limites. Acha que tem o poder para todas as coisas. Abusa do poder, usa de violência verbal e física. Abusa na vida sexual, financeira. Abusa na moral. Abusa psicologicamente. Pedro, um discípulo casado, recomendou que o respeito deve ser valorizado em todas as relações (1Pd 2.17).
A Indiferença
A indiferença é prima do egoísmo. Quando a indiferença se instala no coração de um marido ou de uma esposa o outro não é atendido em suas necessidades físicas, emocionais e espirituais. A esposa que deseja ser abraçada (sem conotação sexual) nunca recebe um abraço. Precisa de um carinho, jamais é atendida nas suas carências emocionais. Na cama é sempre usada como objeto sexual. O marido, que precisa de palavras de afirmação, fica zerado neste quesito. Precisa ser respeitado, a esposa não está nem aí para esta necessidade masculina. 1 Pedro 3.7 fala sobre entendimento. Entender o cônjuge é compreender suas necessidade e satisfazê-las sempre.
O Divórcio
Deus detesta, odeia o divórcio. Está na Bíblia (Ml 2.16). O divórcio destrói o plano original de Deus (Gn 2.21-26). O divórcio é a ruptura de uma aliança, de um pacto, de um compromisso. É resultado da dureza do coração humano (Mt 19.8). O divórcio tem um impacto negativo nas pessoas envolvidas, nos filhos, na sociedade, na igreja de Cristo. Os casais para agradarem deveriam lutar por seus casamentos e não caminharem em direção divórcio quando as dificuldades se tornam presentes.
Eu gostaria de saber a sua opinião sobre este post através de um comentário logo aqui abaixo.
E caso ele tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com um amigo ou amiga que precise saber mais sobre família e relacionamento.
Ah, não se esqueça de se cadastrar aqui no blog. Assim você receberá em seu email dicas incríveis!
_____
Por: Gilson Bifano
Respostas de 23
Ola muito bom gostei
Qto aos presentinhos somos bem equilibrados…ambos somos atentos em satisfazer, em trazer alegria e ânimo qdo nos presenteamos…eu e meu companheiro adoramos estes momentos…🤗💕
Eu gostei muito essa palavra sobre casamento
Muito obrigado.
Deus abençoe sua vida a cada dia.
Deus odeia o pecado mais ama o pecador porque Deus odeia o divórcio vai odiar quem pede o divórcio tem alguma coisa errada na interpretação dessa palavra
Realmente eu sou contra o divórcio, pq vc já deu um sim para Deus não tem desculpa, eu sou divorciada mas, Não dependeu de mim, e sim ele que quiz separar para viver uma vida de solteiro lá fora, pedi muito perdão a Deus por acontecer comigo, infelizmente, Deus sabe de tudo🙏🙏
Oi a paz do senhor eu sou separada do meu ex há 7 anos mas ainda não se divorciamos mas eu pretendo muito de você porque eu vivi 12 anos com ele ele me batia muito ele fazia muito errado contra mim eu me agrediu muito e não agredir eu sou fisicamente ele era muito ignorante muito agressivo sua vida nas suas palavras então hoje ele vive com outra mulher eu também tava vivendo com outro homem mas ele morreu mas o meu ex era muito ruim ontem ele falou que queria voltar que queria servir a Deus do meu lado mas não entendo como é que ele quer se ver de uma mulher que já t0
Me chamo Fabiana Ribeiro e amei esse assunto e gostaria sim de receber em meu e-mail mais coisas relacionados sobre o assunto, muito interessante.
Boa noite”
Antigamente quando os primeiros habitantes da terra começaram sua trajetória, eles (segundo a história )
Não tinham o costume de cultivar a terra.
Então se descolava para, terminado local, onde havia abundância de alimentos nativos, como frutas, plantas nativas, a caça e a pesca.
Ali ficavam, até consumir toda a reserva natural daquele lugar.
Acabado os recursos simplesmente se deslocavam para outro lugar, deixando o local devastado.
Não cuidavam da terra, não repunham o que era retirada da natureza; Pois bem. Assim acontece hoje, com muitos casamentos, o homem vê uma moça linda! !bonita! Então resolve se casar com ela.
E esta agora jovem senhora na maioria das vezes, é a dona do lar; suas tarefas e lavar, passar, cozinhar, arrumar, e ainda cuidar dos filhos e do marido. E muitas fazem isso por anos a fio, esqueci de si ,e passa a ser a cudadadora do lar.
Esta mulher muitas vezes cheia de filhos tem então tarefas árduas para cumprir; como levar filhos pra escola, pro médico noites sem dormir, e vai desgastando suas beleza natural, sem recursos para se cuidar, torna -se sem vida. Aquela beleza do início não existe mais porque ela não tem tempo pra si 😢, e não lhe é dado meios pra se cuidar, como comprar roupas, sapatos, cuidar do cabelo; e muitas trabalham em casa e também fora de casa pra complementar a renda da família. E faz isso com muito amor 😍 .
Mas depois de gastar, toda sua beleza, sua energia, seu esforço,😢ela já é a terra desgastada.
Aí entra a parte de ser trocada, por uma terra mais Viçosa e cheia de recursos; aquele marido que até então só retirava percebi que já não tem mais graça naquela terra, antes tão cheia de recursos está dessecada, mal tratada 😢o que ele faz? Parte em busca de terra fértil, e se esqueci que sua primeira terra só precisa ser cultivada para ser novamente Viçosa e bonita. Precisa ser tratada com carinho! !Precisa de recursos pra se tratar, mas ele não quer ter esse trabalho, simplesmente parte dali deixando a terra completamente sem recursos e vai em busca de uma nova terra. Aí se DESLOCA DEIXANDO PRA TRÁS O QUE NO INÍCIO ERA TÃO FORMOSA, EM TERRA SECA E SEM RECURSOS 😢, SEM SABER QUE SUA TERRA SÓ PRECISAVA DE CULTIVO.
Eu fui uma terra desgastada e deixada pra trás mas Deus me regou com seu grande amor! !!
Nunca li tanta verdade ? É oq acontece com a maioria das mulheres usadas como escravas e depois de certo tempo jogadas foram por estão velhas e desgastadas.😞
Que bom que você gostou do texto.
Deus abençoe sua vida em família.
queria saber por que os filhos não podem dormir entre os pais conheço pessoas que o filho já grande dorme com o pai e a mãe
Olá, Ilzete.
Algo importante, na família, são os limites. Cada membro da família deve reconhecer e impor os seus limites.
Amei
Que boooommmmm! Deus abençoe sua vida.
Muito bom e verdadeiro eu creior por que Deus e Maior no céus e na terra, e Jeus Cristo meu Salvador…Amém
Que bom que você gostou. Deus abençoe sua vida.
Olá, Paz, muito bom vai contribuir muito com as palestra de casais. aprendendo para ensinar
Obrigado, pastor Nivaldo, pelo depoimento.
Deus o abençoe.
E quando o casamento é abusador,é humilhante,é movido a traições mesmo que não sejam carnais,o marido repudia a esposa,tc…
Cada caso é um caso.
Importante é procurar ajuda, quem sabe uma terapia, e pedir orientação de Deus para tomadas de decisões.
Deus abençoe sua vida.
E quando o casamento é abusador,é humilhante,é movido a traições mesmo que não sejam carnais,o marido repudia a esposa,tc…
Cada caso é um caso.
Importante é procurar ajuda, quem sabe uma terapia, e pedir orientação de Deus para tomadas de decisões.
Deus abençoe sua vida.