C-a-s-a-m-e-n-t-o

Formas-de-economizar-no-casamento-2No meu tempo de adolescente (que não faz tanto tempo assim), era comum, nos programas especiais usar os acrósticos. Segundo definição da Wikipédia, acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia.

Fazíamos acróstico em época de missões, dia do pastor, dias mães e outros dias especiais. Hoje não vejo muito disso nas igrejas. Pedir a um adolescente para fazer isso é “pagar mico”, como eles dizem.

Lembrando daquele tempo, desejo, nesse artigo, fazer um acróstico a partir da palavra “casamento”. Que palavras, sentimento e atitudes podemos cultivar no casamento para que ele seja forte e feliz? Então vamos lá.

Cristo
Quando Cristo é convidado para ser Salvador e Senhor do casal coisas extraordinárias acontecem na relação. Um casamento, onde, de fato, Cristo está presente, em todas as área da vida conjugal, é um casamento abençoado e feliz (Jo 2.1-11).

Amor
Cristo é a Rocha onde um casamento deve ser plantado. O amor deve ser seu alicerce. Amor sacrificial.Amor que sempre busca o bem-estar do cônjuge (1 Cr 13).

Sexo
Deus criou o casamento para que homens e mulheres experimentem toda a beleza, pureza e prazer que o sexo oferece (Pv 5.15-19).

Afeto
Afetividade e sexo se entrelaçam. Quando o marido e a esposa são afetuosos há um preenchimento das necessidades de ambos. Homens gostam de receber afeto através da expressão sexual, as mulheres, para que o sexo seja plenamente realizado, é preciso, por parte do marido, de expressões de afeto, de carinho (Ct 1.2-4).

Mimo
Anote aí o que vou escrever: “Mime seu marido. Mime sua esposa. Jamais mime seus filhos”. Na família quem deve ser mimado é o cônjuge. Criança mimada é um problema (Ef 4.32).

Entendimento
Minha esposa costuma me comparar a um “ET”. Homens e mulheres são muito diferentes. Por isso que livros do tipo “homens são de marte e as mulheres são de vênus” fazem tanto sucesso (1Pd 3.7).

Namoro
Maridos, sabem qual é grande queixa das esposas? “Eles, depois do casamento, não namoram mais. Só pensam em sexo”, afirmam. Por que esquecemos de namorar no casamento? Qual foi a última vez que você saiu para namorar sua esposa? Não estou falando de relação sexual (Ct 4).

Tolerância
Pare de ficar reclamando do seu marido ou de sua esposa. Tem um ditado que diz: “Antes de casar abra bem os olhos. Depois de casado, feche-os bem”. Aceite seu cônjuge como ele/ela é. Ninguém muda ninguém. Só Deus, mesmo assim quando deixamos que Ele nos mude (1Co 3.7).

Oração
Começamos com Cristo e terminamos com oração. Marido, você ora com sua esposa? É impressionante o número de casais, em nossas igrejas, que não oram juntos, como casal. A oração nos aproxima de Deus. E quanto mais nos aproximamos de Deus, mais nos aproximamos do nosso cônjuge (Mt 6.5-14).

*********
Por: Gilson Bifano
Palestrante e escritor na área de casamento e vida familiar. Coach de casais.

 

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *