Casamento de Fachada?

Você já viu casas lindas, certo? Eu amo passear em condomínios bonitos e ver casas, sonhando em ter uma daquelas um dia. Gosto da arquitetura, das cores, dos jardins, das portas e janelas, mas nunca entrei para ver em que condições estão por dentro. Sabemos que há casas que têm suas fachadas lindas mas o seu interior está arruinado, feio, sujo e sem condições de moradia, precisando urgentemente de uma reforma.

Infelizmente, assim também são alguns casamentos. A fachada é linda: o casal mora junto, sorri para fotos, está aparentemente bem diante das “câmeras”, mas o seu interior: está em guerra e o que vive já não é casamento faz tempo, pois está arruinado, feio, sujo, precisando também de uma reforma.

Quero aqui descrever algumas dicas que tirei da carta de Paulo aos Coríntios que vai consertar, repintar, enfim, melhorar a convivência dentro de sua casa.

A primeira dica é:

1. ESCOLHA AMAR SEU CÔNJUGE TODOS OS DIAS

Vejamos o que diz esse texto que Paulo escreve aos Coríntios.

I Coríntios – 13.1-3 – Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

Posso fazer qualquer coisa, mas se não amar, sou como nada. De nada adianta ser o mais espiritual, o mais inteligente, o mais sábio, ter a maior fé, ser o mais generoso, e não ter amor.

Vamos definir o que é amar. Amar é escolher! Todos os dias! Amar é não é somente um sentimento, mas é um comportamento. Você pode estar se perguntando, mas não amo mais meu cônjuge, o que faço? Resposta: não espere o sentimento surgir, comece a agir com amor! Demonstre amor! Faça o que gostaria que seu cônjuge fizesse por você. Mesmo sem vontade; demonstre, aja, esteja a disposição dele, não deixe que o amor acabe de vez. Resultado: O sentimento virá em seguida.

Escolher amar implica em tomar prejuízos, aceitar erros e acertos, perdoar todos os dias. Sim! Todos os dias. Veja o que diz o texto de Mateus 18:

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? ” Jesus respondeu: “Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:21-22

Existe algum lugar melhor para praticar esse texto que dentro de casa? Por isso o primeiro ponto é ESCOLHA AMAR O OUTRO TODOS OS DIAS!

2. QUEIRA FAZER SEU CÔNJUGE MAIS FELIZ TODOS OS DIAS

Não nos casamos para “ser feliz”! Isso é uma mentira que nos foi ensinada, e que quando achamos que não somos mais felizes, acabamos com o relacionamento dizendo que “eu tenho o direito de ser feliz”. Precisamos mudar esse conceito e viver o oposto: Eu existo para fazer o meu cônjuge feliz! Por isso quando escolhemos amar nosso cônjuge e vê-lo feliz, a felicidade dele se torna a razão da nossa felicidade. Sim, nossa felicidade está em vê-lo feliz, e não na expectativa dele me fazer feliz. Por isso, Paulo descreve o amor como paciente:

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. 1 Coríntios 13:4-8

3. NUNCA SE ESQUEÇA DO COMPROMISSO

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. 1 Coríntios 13:11

Quero aqui fazer uma adaptação desse texto com a realidade dos casais:

Quando eu era solteiro, falava como solteiro, pensava como solteiro e raciocinava como solteiro. Quando me casei, deixei para trás as coisas de solteiro.

Uma coisa que precisa ser trocada quando nos casamos é: no lugar de usar o pronome “EU” preciso mudar para “NÓS” e no caso de “MEU” precisa ser “NOSSO”!

Agora, já não estou sozinho. São dois que precisam entrar num acordo; com desejos, manias, vontades, maneira de conduzir a casa, enfim, são dois mundos diferentes que precisam se ajustar para que a realidade seja muito boa. Para isso preciso tomar consciência que nada é meu mais. Tudo é nosso. Assim facilita a convivência e afasta a possibilidade de qualquer egoísmo no relacionamento.

Lembre-se, a aliança (anel) que você usa no dedo não é a “Aliança”! Você e seu cônjuge têm uma Aliança desde o dia que assumiram o compromisso diante de testemunhas e de Deus, que viveriam juntos até que a morte os separasse! Por isso, não jogue isso fora! Lembre-se dela e lute por ela!

Faça a sua parte para que a realidade do casamento de vocês seja sempre como a casa em que a fachada e o interior são bonitos, arrumados, bem pintados e que o casamento de vocês seja um casamento de verdade e não de fachada.

Se esse artigo abençoou sua vida, seu casamento; curta, faça um comentário, compartilhe!

A Família Agradece!

Elthom Sá

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *