Como comemorar o Natal com as crianças

natal criDezembro, férias da criançada, mudanças na rotina, viagem (talvez), preparativos (muitos), correria (quase certa), e o natal está se aproximando. Em meio a todo esse turbilhão é necessário manter o foco naquilo que é importante e verdadeiro nesse tempo de festa: o nascimento miraculoso de Jesus.

Esse foco precisa ser visto e compartilhado, não basta estar somente em nossas mentes adultas e em alguns enfeites pela casa. Esse foco deve trazer admiração e expectativa em nossos filhos, ainda que eles já conheçam os fatos da história do nascimento de Jesus.

Como pais nós podemos e devemos concentrar nossa atenção em torno do que é verdadeiro e central: Jesus. E o que podemos fazer?

1 – Calendário do advento: preparamos um calendário exclusivo para você usar com seus filhos por oito dias até o Natal, ou seja, do dia 18 ao dia 25. O tema do nosso calendário é O que eles disseram.

Nos quatro primeiros dias vamos abordar os títulos que Jesus recebeu por meio do profeta Isaías (Is 9.2-6), a saber: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.

Nos dias seguintes vamos abordar os fatos que antecederam ao nascimento de Jesus conforme a narrativa de Mateus e Lucas, enfocando o que foi dito à Maria, a José e aos pastores, terminando com o louvor dos pastores.  Você só terá que imprimir os cartões, seguir as instruções e preparar um cantinho especial para esse calendário. Lembre-se de selecionar alguns cânticos ou clips para que tenham um momento de louvor em família.

2 – A expectativa do presente: é claro que seu filho aguarda ansiosamente o presente que receberá no dia 25. Isso é bacana, mas que tal mostrar que Jesus é o maior presente de Deus para cada um de nós, e nada pode ser comparado a esse presente? Tente fazer uma comparação com seus filhos e mostre que Jesus é incomparável.

3 – Entrega de presentes: não estou falando dos presentes que seus filhos irão ganhar, mas pense nos presentes que eles podem dar. Fazer uma limpa no armário selecionando roupas e calçados em bom estado, é muito bom, mas também planeje comprar algo para quem necessita, e/ou separe um tempo para visitar alguém que precisa da sua visita. Muitas vezes, o maior presente é estar presente. Mostre a alegria de dar (Atos 20.35).

4 – Os enfeites: árvore, bolas, pisca-pisca e tudo mais, criam um ar festivo e traz muita alegria, contudo, priorize e dê destaque aos enfeites que remetam ao nascimento do Filho de Deus. As crianças podem fazer com massinha, papelão.

Se você quer saber sobre como contar aos seus filhos sobre o Papai Noel, leia esse excelente artigo de Miriam McConnell.

5 – Cena viva: que tal na noite do natal, fazer uma encenação que envolva as crianças? Use a criatividade!

Que essas ideias ajudem você e sua família a comemorar de uma forma atraente e dinâmica o maior acontecimento de todos os tempos e que seus filhos possam vislumbrar as maravilhas do plano de Deus para nossa salvação.

*****

Por: Márcia Barbutti

Fonte: Revista Ultimato

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *