Em nossas viagens pelo Brasil, ministrando à família, sempre costumamos, eu e minha esposa, fazer a seguinte afirmação: “Depois da nossa conversão a Cristo, a decisão mais importante que Deus deseja de nossa parte, é um desejo e uma decisão para contribuir pessoalmente para melhorar o casamento e a vida em família”.
Viver bem em família é um desejo de Deus para cada um de nós. Por quê? Porque Ele, Deus, é o criador da família, do casamento. Quando Deus vê movimentos para que seus filhos o honrem, procurando viver melhor no casamento e na família, Ele se alegra, agrada ao Seu coração.
Mas, como podemos agradar ao coração de Deus neste sentido?
Primeiro, devemos nos conscientizar de que é da vontade de Deus que maridos e esposas tenham um coração feliz, que pais e filhos vivam em paz e em harmonia. Que sogras e noras se entendam e vivam em paz. Isto é verdade, porque quando abrimos a Palavra de Deus encontramos vários ensinamentos deixados pelos escritores bíblicos, inspirados pelo Espírito Santo, para que isto se torne uma realidade nos lares cristãos. Ao longo da Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, encontramos princípios, histórias de famílias para nos espelharmos e outras, nem tanto, mas que podemos aprender com seus erros.
O segundo passo para se aprender a viver bem família é nos espelhar nos exemplos positivos de cristãos dos nossos dias.
Em nossas igrejas existem inúmeras famílias ajustadas, casais felizes que servem de exemplos para nós.
Devemos observar esses exemplos, sabendo que não são perfeitos, mas são homens e mulheres, casais, pais e mães que são verdadeiras inspirações para nosso casamento e família.
O terceiro passo é procurar a capacitação neste sentido.
Quando queremos obter autorização para dirigir não procuramos capacitação neste sentido?
A mesma coisa em relação à vida conjugal e familiar.
Neste sentido, casais devem participar de programas oferecidos pela igreja para melhorar a vida conjugal e famíliar, no desafio da educação de filhos. Existem muitos ministérios de apoio às igrejas no trabalho para uma vida conjugal e familiar melhor. Dentre eles, o próprio o Ministério OIKOS organizado e dirigido por nós desde 1997. O Ministério OIKOS, como tantos outros ministérios com famílias, oferecem às igrejas vários programas, literaturas de estudos bíblicos, congressos e seminários para melhorar a vida conjugal e familiar dos membros das igrejas.
A leitura de livros sobre casamento, sexualidade, criação de filhos são, também, verdadeiras bênçãos para melhorar a qualidade de vida conjugal e familiar dos cristãos. No Brasil, graças a Deus, temos boas editoras que tem publicado excelentes livros de autores nacionais e estrangeiros sobre o assunto.
Por último, existe a possibilidade de se contratar profissionais para ajudar a tratar de áreas no casamento e na vida familiar difíceis e que precisam de um profissional habilitado (conselheiro, psicólogo, pedagogo, coach) comprometido com os princípios cristãos, para ajudar as pessoas envolvidas. Sem se esquecer dos aconselhamentos pastorais.
Pense nisto: tome a decisão de viver melhor em seu casamento, na família, na educação de filhos.
Vai alegrar o coração de Deus e fará bem a si mesmo e à sua própria família.
____
Pr. Gilson Bifano é diretor do Ministério OIKOS. Escritor, palestrante, conferencista e coach na área de casamento e família.
gilsonbifano@ministeriooikos.org.br