E Se o Isaque (ou a Rebeca) Não Chegar?

Um dia desse vi alguém proferindo uma palavra de ânimo e de esperança a uma pessoa solteira que desejava muito se casar.

E a palavra foi esta: “fique tranquila, o seu Isaque vai chegar!”. Certamente, a ouvinte, por ser cristã, a frase foi entendida prontamente. A amiga estava se referindo a história bíblica de Isaque e Rebeca. O texto, Gênesis 24, é conhecido pelos cristãos e não deixa de ser uma linda história de amor.

Quando ouvi a palavra de encorajamento dada aquela pessoa solteira, eu fique pensando, mas se o Isaque não chegar?

Certamente casar é muito bom, como já canta há muito tempo Atilano Muradas, na sua canção “Casar”, quando diz que casar é muito, você vai ver. Casar é bom porque foi Deus quem inventou o casamento. Mas, casar é bom quando os noivos tomam a decisão de se casarem de forma madura, consciente e que a despeito dos problemas a serem enfrentados, caminharão juntos até o final da vida.

Mas, voltando ao tema, se o Isaque não chegar, ou por alguma circunstância da vida Deus não enviá-los ou não enviar a Rebeca de sua vida?

Deus terá se esquecido deste solteiro ou desta solteira?

Infelizmente só apontamos para os solteiros que a única possibilidade de ser feliz ou realizada é se casando. Com esta postura só contribuímos, ainda mais, para a frustação das pessoas solteiras, muitas e nem todas, em nossas comunidades cristãs.

Quais seriam as alternativas, então, que os solteiros poderiam buscar para serem realizados como pessoas caso os Isaques ou Rebecas de suas vidas não aparecem no deserto da vida?

Viver a vida em comunhão com Deus e sabendo que somente Ele é quem completa uma pessoa é o primeiro passo. Nenhum solteiro ou nenhuma solteira está incompleta na condição de solteiro, pois Cristo é quem nos completa totalmente.

Buscar ser uma bênção no Reino de Deus, enquanto solteiro, é outro alvo a ser alcançado (Gn 12.1,2). Muitos homens e mulheres foram e são uma bênção para o Reino de Deus somente porque são solteiros. Se fossem casados, talvez não seriam tão usados como foram ou são enquanto solteiros.

Render-se à vontade de Deus é um outro bom conselho para aqueles que não terão ou ainda não avistaram o Isaque (ou a Rebeca) ao longo do caminho. Nada acontece sem a autorização de Deus sobre nossas vidas. Se Deus ainda não enviou ou não enviar, de forma definitiva, o Isaque é porque Ele tem planos melhores para vida e os solteiros devem se lembrar que a vontade de Deus é e sempre será boa, agradável e perfeita (Rm 12.2).

Não cultive a amargura, lamentação e lamúrias em seu coração (Cl 3.5). A Bíblia recomenda que não devemos reclamar, questionar a bondade de Deus se isto acontecer. Você pode, caso tenha um desejo ardente de se casar, continuar sempre colocando este desejo nas mãos de Deus e continuar suplicando pela resposta a esta oração, mas não reclame com Deus se você está solteira ou solteiro.

Na Bíblia e na própria história da igreja cristã há muitos homens e mulheres que não avistaram seus Isaques ou suas Rebecas na estrada da vida, mas nem por isso deixaram de ser felizes e plenamente realizados enquanto pessoas.

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *