Quando o povo de Deus foi liberto do cativeiro egípcio ficou sob a direção e autoridade de Moisés, em seguida o comandante foi Josué. O povo era fiel ao Senhor enquanto eles viveram.
Depois da morte de Josué o povo deixou de obedecer as ordens divinas e todos se prostituíram seguindo deuses estranhos. Foram dominados pelos povos inimigos e sofreram até que fossem instituídos os Juízes que os comandava. Enquanto havia os comandantes eram fieis, mas voltavam à prática da idolatria e eram castigados.
Durante cerca de 500 anos houve juízes em Israel até a consagração de um rei. Entre os 16 juízes uma única mulher foi comandante do povo, Débora.
Durante vinte anos o povo ficou oprimido por Jabim rei de Canaã que tinha um grande exército e um general sanguinário, que se chamava Sísera.
Débora, profetisa do Senhor e juíza em Israel, chamou a Baraque para constituir um exército de dez mil homens e combater a Sísera. Baraque temeu a empreitada que ela lhe confiava e disse que só aceitaria se Débora fosse junto. Imediatamente ela aquiesceu e disse: “Irei mas a honra da vitória não será tua. Pois o Senhor entregará Sísera às mãos de uma mulher.
O exercito inimigo foi vencido. Débora comandou o povo. Era uma família protegida, blindada por Deus. Débora se apresenta como a mãe dessa família (Juizes 5.7) . Seu nome significa “abelha”, e ela viveu para servir a Deus servindo seu povo como fazem as abelhas. Ela protegeu seu povo. Ela se colocou à disposição do Senhor e não temeu, foi à batalha convicta que Deus livraria o povo.
Sísera é morto pelas mãos de uma outra mulher, Jael, que também corajosamente elimina o inimigo de Deus, protegendo a grande família que é o povo do Senhor. Débora então canta louvando e agradecendo a Deus, pois foi o Senhor quem libertou o povo.
Deus blinda nossa família com seu amor, e providencia sempre aqueles que cooperam para que haja paz em nosso meio. Sejamos atentos pois o Senhor não quer que nos desviemos de seus princípios. Por isso Ele nos dá também os líderes em nossa família. Durante quarenta anos Débora julgou, dirigiu e orientou o Povo do Senhor.
Somos, cada um de nós responsáveis por nossas famílias e pela igreja de Cristo.
Vamos compartilhar?
Como você já sentiu Deus protegendo sua família? Em que circunstância?