Mães como Maria

Na Bíblia existem dezenas de exemplos positivos e negativos de mães. Todas foram importantes para ensinar às mulheres, com seus erros e acertos, serem mães. Maria, mãe de Jesus, era uma delas. Seu exemplo de maternidade é uma verdadeira inspiração para todas as mães de hoje.

Lendo as Escrituras encontram-se várias lições de maternidade que Deus deseja ver nas mães de nossos dias. A partir de sua vida, podemos extrair alguns conselhos para as mães hoje. Eis alguns:

1- Aceite a maternidade como uma missão de Deus

Maria ensina que a maternidade é uma linda missão dada por Deus. Ser mãe é uma missão que deve ser encarada com submissão e tendo a certeza de que Deus estará sempre protegendo e abençoando a vida de mulher (Lc 1.38). Uma das mais lindas bênçãos que Deus deu à mulher é a possibilidade de perpetuar a espécie. É uma missão que deve ser vivida com gratidão no coração.

2 – Receba a notícia de que está grávida com alegria (Lc 1.46,47)

Quando Maria soube que estava grávida, seu coração se encheu de alegria e aceitou a maternidade com humildade (Lc 1.46-48). Embora, muitas vezes, as circunstâncias sejam desfavoráveis para uma gravidez, a alegria deve seu cultiva no coração de todas as mulheres que recebem a notícia de que estão grávidas.

3 – Tenha a certeza de que Deus estará com você nesse período

Ao saber que Maria estava grávida, José intentou se separar daquela que estava prometida, mas Deus falou ao seu coração e, a partir daí, José foi usado por Deus para estar sempre ao lado daquela frágil mulher para protegê-la e guiá-la por todos os caminhos (Lc 2.1-7). Deus providenciará a todas mães proteção e cuidado.

4 – Aproveite a maternidade para exaltar e anunciar a bondade de Deus

Foi o que Maria fez. Ao saber da maternidade, ela proclamou o poder, a misericórdia, a salvação, a santidade e o cuidado de Deus para com seu povo (Lc 1.48-55).

5 – Consagre o fruto de seu ventre ao Senhor Deus

Após o nascimento de Jesus, oito dias, Maria e José levaram seu filho ao templo para apresentá-lo e consagrá-lo ao Senhor. Mães como Maria entendem que a missão principal da maternidade é apresentar e consagrar os filhos a Deus (Lc 2.2124). Os filhos são de Deus, em primeiro lugar, e a Ele devem ser consagrados.

6 – Coloque no coração de seu filho um valor para com as coisas de Deus

Maria e José não mediam esforços para inculcar no coração dos seus filhos o valor da religião. Todos os anos iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa, pois isso era um valor para a religiosidade de seu povo (Lc 2.41). Depois do nascimento de Jesus, José e Maria tiveram filhos e todos eles foram bênção nas mãos de Deus (Mt 13.55; At 1.14; Mc 15.40). A missão de ser mãe não termina com o parto, mas segue por toda a vida, impregnando no coração dos filhos os valores aprovados por Deus.

7 – Coloque-se aos pés da cruz de Cristo

Deus quer mães que se coloquem sempre aos pés da cruz de Cristo (Jo 19.15-27). Maria, como pessoa ciente de que precisava também da graça de Deus para a sua vida, ali se colocou de forma humilde e carente.

Para exercer a maternidade é preciso estar sempre aos pés da Cruz, pedindo misericórdia e sabedoria para criar filhos nestes dias tão difíceis.

Deus abençoe todas as mães!

___
Por: Elizabete Bifano

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *