Uma das maiores aspirações de um cristão verdadeiro é construir um lar feliz e abençoador.
Essa foi a aspiração de Martinho Lutero, o grande reformador alemão. Martinho Lutero casou-se com Catalina von Bora, dezesseis anos mais jovem que ele, e tiveram seis filhos. Uma das características marcantes da família de Lutero era o valor que ele atribuía às conversas à mesa. Diz a história que, no lar de Lutero e Catalina, as portas estavam sempre abertas a numerosos estudantes que se sentavam à mesa para aprender com o grande teólogo. As “palestras à mesa”, como eram conhecidos esses encontros, serviram para formar muitos discípulos e líderes para o protestantismo nascente.
É um belíssimo exemplo a ser imitado. Talvez não tenhamos estudantes de teologia em casa, mas podemos aproveitar os momentos à mesa para discipular nossos filhos.
Um dos melhores lugares para falarmos de Deus com nossos filhos, parentes e amigos que nos visitam é, sem dúvida, à mesa. Nesse momento em que desfrutamos do prazer do alimento, podemos falar da bondade, do amor, do perdão de Deus e do quanto Ele deseja que sigamos Seus caminhos.
Antes mesmo de Lutero, Jesus já conhecia o valor de uma boa conversa durante uma refeição. Um dos Seus métodos favoritos de discipulado era conversar enquanto se alimentava.
Nós também podemos fazer o mesmo. Basta desligar a televisão, o telefone fixo e o celular e iniciar, com nossos filhos e familiares, boas conversas que poderão torná-los melhores discípulos de Jesus Cristo.
Hoje, ao celebrarmos o Dia da Reforma Protestante, que possamos aprender com o grande reformador.
*****
Por: Gilson Bifano
Extraído do livro Meditações Diárias para a Família. Adquira aqui