O ministério de Ebede-Emeleque

Certamente você nunca ouviu falar de um personagem bíblico chamado Ebede-Meleque. Seu nome aparece em Jeremias 38.7-13. Sua tarefa foi uma das mais nobres que encontramos nas páginas bíblicas.

A história começa quando Jeremias, o profeta, é jogado na cisterna de Malquias (Jr 38.6). O profeta é colocado numa cisterna onde não havia água, somente lama. A Bíblia diz que Jeremias afundou na lama. Esse homem, Ebede-Meleque, viu que o profeta estava passando por um péssimo momento e tomou a iniciativa de falar com o rei que uma injustiça estava sendo praticada. O rei então ordenou que Ebede-Meleque, com mais três homens retirassem o profeta antes que morresse (Jr 38.10).

Com esses homens, Ebede-Meleque pegou alguns panos e roupas velhas, para servirem de almofada, e desceu as cordas até Jeremias. Antes de puxá-lo, pediu que colocassem aqueles panos debaixo do braço para que o profeta não sofresse ainda mais. Após essa orientação, puxaram para cima e tiraram Jeremias daquela cisterna (Jr 38.13).

Precisamos de Ebede-Meleque hoje em nossas igrejas. Especialmente para ajudar àqueles que passam pelas perdas do divórcio. Com certeza temos muitos casos de pessoas que passam pelo divórcio sem maiores traumas, mas certamente existem muitos que sofrem, experimentam depressão e são jogados numa espécie de cisterna emocional.

Ebede-Meleque é um exemplo de homem que viu o sofrimento alheio e não se acomodou. Sentiu sua dor, sua profunda angustia. Exercer um ministério junto aos divorciados é preciso que cultivemos esse sentimento.

Além de empatia, precisamos de pessoas que estejam conosco nessa nobre tarefa. Não podemos fazer essa árdua tarefa sozinhos. Precisamos orar a Deus para que chame pessoas com a mesma disposição.

Cuidado é uma outra preocupação que devemos ter. Ebede-Meleque teve cuidado ao orientar Jeremias que colocasse os panos velhos debaixo de seus braços. Sua preocupação era em não permitir que Jeremias não sofresse mais com o puxar das cordas. Às vezes, na tentativa de ajudar as pessoas, impomo-lhes mais sofrimento.

Devemos orar para que Deus levante Ebede-Meleque em nossas igrejas para que ajudem àqueles que sofrem, que estão experimentando a dor do divórcio.

*****
Por: Gilson Bifano

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *