Os segredos das famílias fortes – I

familia-forteSempre lembro, em minhas palestras para famílias, algo que muitos não atentam.

Digo que, para nossa salvação eterna, basta tão somente aceitar Jesus como nosso único e suficiente Salvador. Mas, para termos famílias fortes é preciso algo de nossa parte.
Jesus, na família, há de fazer uma grande diferença, mas é preciso, ações, de nossa parte, para a construção de famílias fortes.

Existem muitas famílias, de não crentes, que são mais saudáveis e forte do que muitas famílias cristãs que frequentam todos os domingos os templos cristãos.

Pretendo abordar, a partir deste artigo, sobre as características de uma família forte.

Bruce Feiler, em seu livro Os segredos das famílias felizes lembra um encontro acontecido em 1989 promovido pelo Departamento Norte-americano de Saúde e Serviços Humanos, na cidade de Washington, onde se reuniram mais de dez estudiosos na área da saúde familiar. Todos apresentaram seus estudos e apresentações de trabalhos científicos sobre o tema, os participantes chegaram a uma lista-mestra que continha nove itens:
1 – Comunicação – Em famílias forte há uma boa comunicação entre os seus membros.

2 – Encorajamento de individualidade – Nas famílias saudáveis, há um respeito a singularidade de cada pessoa.

3 – Comprometimento com a família – Nas famílias saudáveis há um forte sentimento de pertença.

4 – Bem-estar espiritual – Nas famílias fortes, a espiritualidade é cultivada.

5 – Conexão social – Nas famílias fortes, os seus membros estão sempre fazendo relacionamentos novos.

6 – Capacidade de adaptação – Estrutura e flexibilidade andam juntas.

7 – Capacidade de apreciação – Os membros estão sempre encorajando, apoiando e elogiando mutuamente.

8 – Papéis bem definidos. Todos sabem suas responsabilidades e papéis no contexto familiar.

9 – Tempo juntos –Os membros da famílias não negligenciam em dedicar tempo uns aos outros.

Procuraremos, nos próximos artigos, dissecar cada uma dessas características, tendo como base a Bíblia, a Palavra de Deus.

Se atentarmos para cada item e confrontarmos com a Palavra de Deus podemos perceber que a Bíblia, já há muito tempo, já nos aponta os caminhos para construirmos casamentos e famílias fortes.

Diante dos ataques que a família tem sofrido nesses últimos meses, mais do que nunca as igrejas precisam estar atentas e ajudar as famílias com programas de fortalecimento familiar.

Em minhas preleções para pastores e líderes lembro de uma colocação de Stephen Covey em seu livro Os sete hábitos das famílias altamente eficazes. Neste livro, Covey, lembra que até a década de 60 a sociedade era pró-família. Com o advento da revolução sexual e do movimento feminista, nossa sociedade passou ser contra a família.
Por, isso mais, do que nunca, precisamos fortalecer a família para que tenham recursos para enfrentar tantos ataques que tem sofrido nesses últimos tempos.
Não podemos contar mais com os governos e nem dos sistemas educacionais. Só nos restam as próprias famílias cristãs e igrejas nesta luta para nos ajudar a sobreviver nestes tempos tão difíceis.

_________
Quer fortalecer sua família? Adquira um dos nossos produtos em nossa loja virtual.
Clique aqui e conheça um desses produtos.

_________
Gilson Bifano é diretor do Ministério OIKOS. Palestrante, escritor e coach na área de família e casamento. oikos@ministeriooikos.org.br
Siga-me no Instagram: @gilsonbifano
Curta: Facebook.com/gilsonbifano

 

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *