Para construir um casamento feliz

Sempre achei que casa e casamento tem tudo haver.

Existe até o ditado “quem casa, quer casa”.

Por isso, para se construir um casamento é preciso seguir os mesmos princípios para a construção de uma casa.

Para começar é preciso um bom planejamento. Contratar um arquiteto seria um bom caminho. Uma casa bonita, funcional e bem planejada a gente percebe logo.

O mesmo se dá no casamento. Deus tem um desenho para o casamento. Basta verificar na Bíblia os traços para a construção de um casamento segundo o desejo do Arquiteto do casamento.

Muitos casais, inclusive cristãos, estão vivendo um casamento infeliz porque não tem a Bíblia como a planta para a vida conjugal.

Investimento. Construir uma casa hoje requer um bom investimento. O metro quadrado da construção civil aumenta a cada mês.

Casamentos também precisam de investimento. Muitos só investem na casa, mas esquecem do casamento. Investir num casamento requer dinheiro, tempo e disposição. Comprar um bom livro sobre casamento é um exemplo de investimento. Ir a um restaurante (e não precisa ser o mais caro) também é um investimento. Não parece, mas esse tipo de investimento ajuda muito na construção de um casamento feliz. Qual foi a última vez que você leu um livro sobre relacionamento conjugal? Qual foi a última vez que você saiu com seu cônjuge, sem a presença de filhos ou de outros casais, para terem um momento só de vocês num restaurante bem romântico?

Outra coisa importante na construção de uma casa é o alicerce. Sapatas adequadas, ferro, cimento e pedra são fundamentais. Qual seria o alicerce de um casamento feliz? Eu diria que é o amor. O apóstolo Paulo em 1 Corintios 13 descreve o tipo de amor que deve existir numa relação conjugal.

Bons profissionais também são essenciais. Bons pedreiros, eletricistas e tantos outros podem ser sinônimo de uma boa construção. Quem seria então os pedreiros para se ter um casamento feliz. Com certeza seriam os próprios cônjuges. Marido e esposa são aqueles que a cada dia trabalham para se ter um casamento em que ambos se sintam bem, confortáveis e realizados.

Casa, depois de prontas precisa de uma coisa: conservação.

Conservação se dá em duas direções. A primeira delas é aquela que fazemos (ou deveríamos fazer) todos os dias – varrer.

No casamento pequenas sujeiras se depositam sobre a vida conjugal. É preciso que todos os dias façamos uma faxina em nosso coração de marido e de esposa. Partículas minúsculas vão se acumulando no casamento e é preciso retirá-las todos os dias.

A segunda direção é em relação ao cuidado através de profissionais. Muitas vezes numa casa há problemas que nós mesmos não conseguimos resolver. É aquele vazamento que nos tira o humor. Nesses casos somente chamando um bom profissional.

O mesmo se dá no casamento. Às vezes um casal não tem condições de resolver sozinho um conflito, um problema. Nesses casos é recomendável procurar um terapeuta de casal, cristão de preferência.

************************

Por: Pr. Gilson e Elizabete Bifano

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *