Quando a convivência de torna um pesadelo

duplexDUPLEX é um filme de Danny DeVito, No seu elenco constam os atores Drew Barrymore, James Remar, Ben Stiller, Robert Wisdom, Amber Valletta. Tem como enredo um jovem casal, Alex e Nancy, que acaba de se mudar para Nova York e está a procura de um imóvel. Eles encontram o imóvel perfeito, e o compram, só que não contavam com a constante intromissão da velhinha do andar de cima, que transforma a vida dos dois em um pesadelo.

DULEX é um filme despretensioso. Não se chega a tirar dele frases de efeito, nem diálogos profundos. Mas, é possível entreter-se com ele e, com certeza, desejar e torcer para jamais, nunca, em tempo algum, ter uma vizinha como aquela. Ela é um legítimo exemplo de falta de caráter, cara-de-pau, chatice, manipulação e mentira, entre outras características ruins – um péssimo exemplo! Bem, enquanto personagem de filme, tudo bem, é pura fantasia.

O problema é que é um personagem bem comum de se encontrar pelos caminhos da vida. Inclusive no meio da família. Quem é que não tem pelo menos uma pessoa da família ou na roda de amigos com pelo menos algumas características da velhinha?

Como lidar com pessoas assim, uma vez que não é possível conviver sem se deixar irritar por elas?

Alguns itens pode-se considerar:

1 – É preciso observar bem essas pessoas e saber diferenciar se são más e agem conscientemente (como no exemplo do filme) ou são problemáticas e agem inconscientemente. Uma coisa é bem real: pessoas que sabem ter e manter bons relacionamentos são pessoas equilibradas, que não tem a necessidade de se intrometer na vida alheia, importunando o tempo, lhe tirando a tranqüilidade e a paz. Como família, é claro que sempre precisamos uns dos outros. A união, a convivência, o apoio familiar são necessários e importantes, porém a co-dependência e o tolhimento da liberdade do outro tornam o relacionamento doentio.

2 – É preciso colocar limites. Independentemente do grau de parentesco, a pessoa intrometida precisa de limites. Limites claros e coerentes. É perfeitamente possível fazer isto com educação e respeito. Com qualquer pessoa da família, ainda mais se for uma pessoa idosa. O simpático casal de DUPLEX até que tentou;não tiveram êxito porque faltou clareza e persistência.

3 – Torna-se inútil mandar recados sutis, jogar piadinhas ou tentar fazer a pessoa se enxergar. Se ela age assim é porque não tem nenhuma condição para isto. Alex e Nancy, o casal do filme, bem que tentou, mas a astuta senhora ignorou todos. Sendo assim, não há outra opção senão colocar limites.

4 – Não se pode deixar manipular. Não se deve entrar no jogo. Uma coisa bastante interessante nas pessoas intrometidas é sua capacidade de manipular. Geralmente fazem isto com uma sutileza profissional, mesmo que inconsciente. No filme há uma cena que deixa isto bastante claro é quando Alex explica a “gentil” velhinha que ela não pode contar com ele durante o dia, mesmo que ele esteja em casa, porque está com um prazo de alguns dias para terminar de escrever um livro e ela tira da bolsa um livro escrito por ele para que autografe. Esta atitude “desarma” o rapaz e ele acaba fazendo tudo o que ela quer.

5 – A pessoa que importuna é capaz de aniquilar a vida de um casal, desfazer um casamento e gerar inimizades no seio de uma família. Durante o filme, que dura em média duas horas, é perfeitamente possível sentir irritação e cansaço pela atuação da velha senhora. Pode-se imaginar o que se sente ao conviver durante anos com um parente assim! Pode se tornar insuportável e, por não ver saída para a situação, “enlouquecer”. Em duas ou três cenas do filme dá para perceber como a sincera e franca senhora tenta colocar os cônjuges um contra o outro.

6 – É preciso ter cuidado com os sentimentos. Eles muitas vezes se tornam confusos; irritação, pena, carinho, raiva, respeito, amor e culpa, entre outros, se misturam o tempo todo. É preciso ficar claro que quando se impõe limite ao intrometido não lhe está tratando mal, apenas se está disciplinando e zelando pelo bem e harmonia da convivência. Intrometidos e manipuladores também são chantagistas emocionais. É preciso saber diferenciar entre o sentimento e a necessidade real da chantagem emocional. Os personagens de DUPLEX dão bons exemplos sobre isto.

7 – Pessoas extremamente intrometidas, manipuladoras e co-dependentes podem ter algum desvio psicológico. Levá-las a um psicólogo ou psiquiatra poderá ser de grande ajuda e alívio para um casal ou família.

Enfim, assistir o filme é recomendado para aqueles que não exigem um roteiro rebuscado ou uma fotografia de tirar o fôlego.

Vale a pena conferir, ainda mais porque o final é inteiramente surpreendente.

************

Por: Elizabete Bifano – É psicóloga e educadora cristã. Co-fundadora do Ministério OIKOS.

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *