Semana nacional de oração pelas crianças

Dia 06Hoje, dia 6, ore para que o infanticídio indígena seja extinto nas tribos brasileiras. Para que Cristo esteja acima da cultura do infanticídio.

Texto de aprofundamento:

Infanticídio é a prática de matar bebês ou crianças.

Aqui no Brasil, o infanticídio também é praticado por diversas etnias indígenas. Segundo pesquisas da Atini, cerca de 10% das etnias ainda praticam-no. As motivações são diversas: questões religiosas, tradições, superstições, preservação da cultura, questões sociais e morais, entre outras.

E os motivos que levam à escolha dos bebês que serão mortos, também são diversos: bebês que nascem com deficiências físicas, bebês albinos; uma deformação mínima, como polidáctilos, lábios leporinos, etc. E um dos motivos mais comuns: bebês filhos de mães solteiras. E as formas de sacrificar a criança também são diferentes entre as etnias: enterrar viva, quebrar o pescoço durante o parto de cócoras, sufocamento com folhas, deixar a criança sem alimento, maus tratos, etc.

Dois casos que ficaram conhecidos na mídia foram os das crianças Hakani e Amalé. Ela, da etnia Suruwahá e ele, Kamaiurá. Ambos foram enterrados vivos, mas desenterrados por parentes e sobreviveram. Hoje vivem fora das aldeias e levam vida normal. Um caso recente que repercutiu nacional e internacionalmente foi o da bebê que foi enterrada pela bisavó em Canarana, MT (junho/2018). Ela ficou cerca de 6 horas debaixo da terra até ser resgatada por policiais que receberam a denúncia. Graças a Deus ela está bem.

Tudo isso nos leva a um sentimento de compaixão por essas crianças indefesas. Como cidadãos, precisamos exigir das autoridades as providências necessárias para que esta prática seja banida da nossa pátria. Como igreja, precisamos orar pedindo a Deus que envie o Espírito Santo para mostrar aos indígenas que isto fere a vontade e a criação dele. Precisamos orar e apoiar os missionários, agentes de saúde e todos os que trabalham em prol de bem-estar dos indígenas brasileiros para que não sejam impedidos de atuar nesta questão.

E precisamos, também, orar pelas mães e pais que sofrem com a perda dos seus filhos. Muitos são obrigados a praticar o infanticídio por suas lideranças. Alguns chegam ao suicídio, como foi o caso dos pais de Hakani, que preferiram não matá-la e então se suicidaram comendo uma raiz venenosa.

E, por fim, precisamos orar muito pelas muitas crianças indígenas brasileiras que foram salvas, para que cresçam com saúde e recebam muito amor. E também para que sejam a geração que vai testemunhar para a sociedade, que o infanticídio é um grande mal e que qualquer costume, tradição, superstição ou crença religiosa é inferior ao maior dom que Deus nos deu: a vida.

******
Por: João Luiz Santolim

 

 

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *