Valores eternos

eticaHá alguns anos, quando minhas filhas eram bem pequenas, de volta para casa, no carro, a mais nova, hoje já mamãe, me perguntou: – “Mãe, o que tem mais importância para você. eu ou as coisas que você tem?”

– “Filha (comecei a responder-lhe, enquanto se passava em minha mente o por quê daquela pergunta), as coisas que nós possuímos têm muito valor para mim, como por exemplo, este carro em que estamos, porque é um bem que serve muito à nossa família, que nos leva aonde queremos ir; nosso apartamento é muito importante, porque foi um presente de Deus e não precisamos pagar aluguel. Nós possuímos coisas que se tornaram importantes porque foram adquiridas com o dinheiro do nosso trabalho.

Mas saiba de uma coisa: para mim e para seu pai, nada é mais importante nesta vida do que você e sua irmã. Porque todas as coisas que possuímos se acabam, podemos não tê-las mais de uma hora para outra, mas com vocês é diferente, pois ensinamos valores que são eternos. Tudo o que vocês têm aprendido em nossa família passará de geração a geração, como o amor e o temor a Deus, a importância da família, o respeito às pessoas. Você tem aprendido isto e ensinará aos seus filhos e seus filhos aos filhos deles.”

Depois perguntei se havia compreendido o que lhe falara. Ela respondeu e me emocionei: – “Entendi, mãe. Eu sei que você me ama”.

Desde aquele dia tenho me preocupado ainda mais em demonstrar para minhas filhas o quanto as amo e o quanto elas são importantes em nossa família.

O que temos feito mais na vida? Amado e demonstrado mais amor pelas pessoas ou coisas? O que temos ensinado aos nossos filhos.

Vivemos num mundo estressante e estamos sempre correndo de um lado para outro fazendo coisas. Temos vivido num mundo em que o ter é mais importante do que o ser. Então nos preocupamos em trabalhar cada vez mais para ganhar mais dinheiro para comprar mais coisas. Nossos filhos querem tudo o que vêem porque todos os seus amigos têm. Precisamos do melhor carro, das melhores mobílias e das roupas de marca porque, se não for assim, seremos “pessoas inferiores.”

Os valores estão invertidos porque as pessoas estão se envolvendo com coisas superficiais e supérfluas, valores efêmeros.

Estamos nos aproximando do Natal. O que é mais importante: dar e receber presentes ou comemorar a vida do Salvador Jesus? Nas comemorações em família, qual tem sido a ênfase maior nesta época de Natal?

Proponho às famílias e pessoas que reflitam sobre seus valores; sobre quais bases estão sendo firmados os valores de seus filhos, cidadãos de uma sociedade cada vez mais problemática e deturpada.

Vamos construir cidadãos que sejam capazes de ter amor próprio e amor pelo próximo, que saibam discernir entre o que é importante e o que não é, que compreendam e cumpram os princípios da Palavra de Deus.

Quando formos capazes de ensinar e praticar tudo isto em nossa própria família ,então saberemos o que é de valor eterno.

*****
Por: Psic. Elizabete Bifano

 

Inscreva-se Agora

em nossa Newsletter

Receba gratuitamente documentos, eBooks e outro subsídios para o trabalho com famílias e para com a própria vida familiar.

Fique tranquilo(a)!
Seu e-mail está COMPLETAMENTE SEGURO conosco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *